A panela de pressão é um utensílio comum na cozinha dos brasileiros – é com ela, afinal, que fazemos o clássico feijão, presente em muitas refeições. Mesmo assim, a panela de pressão causa medo em muitos cozinheiros: acidentes, como explosões, são comuns. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Isso pode acontecer porque a panela de pressão, como o próprio nome sugere, usa a pressão para elevar a temperatura da água e, assim, cozinhar os alimentos bem mais rapidamente.

Selecionamos dicas importantes para que você possa usar a panela de pressão com segurança, sem medo! Confira abaixo.

Como a panela de pressão funciona

A grande vantagem da panela de pressão é que ela cozinha os alimentos muito mais rapidamente do que as panelas comuns. Por isso, ela é indicada para o cozimento de grãos, como feijão e lentilha, além de carnes e legumes mais tenros, como a mandioca.

Continua depois da publicidade

A panela de pressão pede água ou líquido para o cozimento – é justamente o líquido que é responsável pela criação da pressão.

No nível do mar, a água entra em ebulição ao atingir 100ºC. Ela permanece nessa temperatura até que todo o líquido se torne vapor. 

Mas a panela de pressão faz com que o conteúdo ultrapasse os 100ºC sem que todo o líquido evapore, porque o ponto de ebulição varia de acordo com a pressão exercida. Quanto maior for a pressão externa, maior será a temperatura de ebulição e mais tempo o líquido permanecerá nesse estado físico.

Com a borracha que veda a superfície (e evita que o líquido escape), o interior da panela tem uma pressão que vai aumentando à medida que o utensílio esquenta. Assim, a água entra em ebulição somente em uma temperatura superior aos 100ºC, e os alimentos cozinham mais rápido.

Continua depois da publicidade

> Panela de pressão explode e mulher fica com parte do corpo queimado em Navegantes

Só para se ter uma ideia, a pressão atmosférica ao nível do mar, do nosso ambiente, é 1 atm. Na panela, a pressão é varia de 1,44 atm a 2,0 atm, e a ebulição é atingida só aos 120ºC.

E é justamente por causa dessa pressão elevada que podem acontecer acidentes: se a tampa da panela não está bem segura, pode ocorrer uma explosão, devido à força da pressão.

Para evitar acidentes, a panela de pressão tem uma válvula com pino (por onde sai o ar, fazendo aquele típico chiado) e uma válvula de segurança – caso o pino fique entupido, ela se rompa, impedindo a explosão da panela.

O que cozinhar na panela de pressão

O feijão pode ser feito em 40 minutos na pressão
O feijão pode ser feito em 40 minutos na pressão (Foto: Divulgação)

A grande vantagem da panela de pressão é que o tempo de cocção dos alimentos é muito mais curto com ela.

Continua depois da publicidade

Para se ter uma ideia, o feijão, por exemplo, leva mais de três horas para ser cozido em panela comum – e é preciso ficar repondo a água, à medida que ela vai evaporando. Na panela de pressão, bastam 40 minutos.

Como a panela de pressão cozinha os alimentos muito rápido, é preciso ficar atento ao tempo de cozinha.

Confira alguns alimentos comuns que podem ser feitos na panela de pressão e seu tempo de cozimento:

Feijão – 40 minutos;

Lentilha – 20 minutos;

Peixe – 5 minutos;

Frango cozido – 15 minutos;

Frango desfiado – 20 minutos;

Carne suína cozida – 20 minutos;

Carne bovina cozida – 25 minutos;

Carne bovina desfiada – 30 minutos;

Batata – 15 minutos;

Milho verde – 8 minutos;

Beterraba – 25 minutos;

Sopa de legumes – 10 minutos;

Cenoura – 5 minutos;

Mandioca – 11 minutos.

> Aprenda a fazer panceta na panela de pressão

Cuidados com a panela de pressão

O segredo para avitar acidentes com a panela de pressão está no manuseio e na limpeza do utensílio. Confira abaixo sete dicas para usar a panela com segurança.

Selo do Inmetro

A primeira dica é também a primeira atenção a ser tomada com a panela, logo no momento da compra.

Continua depois da publicidade

Antes de adquirir uma panela de pressão, verifique se o produto tem o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). É esse instituto que fiscaliza os produtos e garante a segurança deles.

O selo mostra que a fabricação da panela seguiu as leis brasileiras e que ela foi testada conforme os padrões de segurança.

Esse selo assegura que sua panela não vai explodir por um erro do fabricante. Ainda assim, acidentes podem ocorrer por mau uso ou falta de limpeza – veja as dicas abaixo.

Nunca encha a panela até o topo

É importante que ao menos 1/3 da panela esteja livre, para que o vapor possa ocupar esse espaço e exercer a pressão.

Continua depois da publicidade

Se toda a panela estiver ocupada pelo alimento e pela água, há risco de explosão. Isso acontece porque, ao entrar em ebulição misturada com pedaços de alimento, a água pode entupior a válvula com pino e a válvula de segurança da panela. E, com as válvulas entupidas, a pressão não consegue ser liberada e, eventualmente, vai empurrar a tampa.

Limpe as válvulas com cuidado

Como vimos acima, o entupimento das válvulas pode causar a explosão da panela. Por isso, é muito importante limpá-las com cuidado, para evitar que pedaços de alimentos causem o entupimento.

Sempre retire a válvula com pino e lave-a em água corrente. Se for preciso, enfie um palito de dente ou um arame bem fino na válvula de segurança, para desobstruí-la.

Atenção à borracha de vedação

A borracha é outro ponto muito importante na panela de pressão. Ela é a responsável por não deixar o ar escapar pelas laterais da tampa – se isso acontecer, a panela não pega pressão.

Continua depois da publicidade

Por isso, é importante tirá-la da tampa (a borracha sai facilmente) para lavá-la. 

Além disso, fique de olho para perceber se a borracha está ressecando. Se for o caso, é preciso trocá-la.

Válula de segurança

A vávula de segurança indica quando a panela está com pressão: ela se ergue. Atenção! A panela nunca deve ser aberta quando a válvula de segurança está erguida.

Essa válvula, na verdade, é uma segunda segurança. A válvula com pino, por onde o ar sai, mostra que a panela está com pressão, por meio do chiado e do vapor que libera. Mas ela nem sempre é 100% verdadeira: às vezes, o chiado parou, o vapor sumiu e, mesmo que pareça seguro abrir a panela, ainda pode ter pressão.

Por isso, a válvula de segurança – que é relativamente recente nas panelas – é que deve ser observada. Abra a panela apenas quando a válvula baixar, mesmo que o barulho tenha parado e que não saia mais vapor pelo pino.

Continua depois da publicidade

Controle o fogo

Uma vez que a panela pegar pressão, lembre-se de baixar o fogo. O fogo alto faz com que todo o líquido evapore mais rápido e que o alimento seque. 

Além disso, o fogo alto não faz com que o alimento cozinhe mais depressa: uma vez que a panela pegou pressão, a valeocidade do cozimento está garantida. Com a pressão, o ritmo de cocção é mantido, independentemente da altura do fogo.

Na hora de abrir a panela, atenção: desligue o fogo! A panela nunca deve ser aberta sobre o fogo. É o cessar do calor que faz com que a pressão deixe de ser criada e seja totalmente liberada.

> 10 lugares para conhecer em Santa Catarina

Cuidados ao abrir a panela

Já demos essa dica acima, mas vale repetir: antes de abrir a panela, verifique se a válvula de segurança não está erguida! É ela que indica se ainda há pressão dentro da panela.

Continua depois da publicidade

Para liberar a pressão, basta apagar o fogo e deixar que o ar saia sozinho.

Isso pode demorar um pouco. Caso você esteja com muita pressa, coloque a panela de pressão embaixo de água corrente fria. A água faz com que a pressão seja liberada mais rapidamente.

Algumas pessoas costumam levantar o pino da tampa, para que o ar saia mais rápido. Mas isso não é indicado: a válvula pode ficar entupida justo nessa hora. Além disso, pode sujar o fogão.

Lembre-se também de não forçar a tampa da panela. Às vezes, a válvula de segurança já baixou, a pressão já saiu, mas a tampa não abre. Caso aconteça, espere mais um tempo.

> Lista mostra melhores hotéis fazenda em SC

Mais dicas úteis:

● Nunca coloque a panela de pressão no forno aquecido ou no micro-ondas;

Continua depois da publicidade

● Antes de usar a panela pela primeira vez, leia com atenção o manual de instruções;

● Verifique se há vapor escapando pelos cantos da tampa – isso significa que a borracha está mal colocado. Se ocorrer, tire a panela do fogo, abra a tampa e reposicione a borracha (com cuidado para não se queimar!);

● Sempre deixe o cabo da panela voltado para o interior do fogão. Isso evita que alguém esbarre no cabo e derrube a panela;

● Uma vez por ano, leve sua panela para fazer uma revisão de seus componentes.

Leia também:

> CPF e dados vazados? Saiba o que fazer