Os pets costumam acompanhar os donos ao longo da vida. Mas o pelo branco e o comportamento mais calmo comparado aos primeiros dias em casa são sinais de que o amigo da família está chegando na terceira idade. Nessa etapa da vida, é preciso ter alguns cuidados especiais e mudanças devem ser feitas na rotina para ajudar o bichinho a viver tranquilo.
Continua depois da publicidade
Envelhecendo bem
O aumento da longevidade dos pets nos últimos anos é consequência de novos hábitos alimentares e de bons cuidados durante toda a vida. Para que os bichinhos possam envelhecer bem, a qualidade de vida é um fator decisivo. Rações específicas para as raças e portes, vacinas em dia, banhos e tosas que respeitam as necessidades do pet, sendo feitas com regularidade ao longo da vida, ajudam a tornar essa fase mais tranquila.
Mesmo com todos os cuidados, é importante entender que cada pet é único e, por isso, o processo de envelhecimento é diferente para cada um. Entre os fatores que influenciam a forma com que o seu bichinho vai se comportar nessa fase estão o porte, o ambiente e a alimentação.
Continua depois da publicidade
Cuidados com a saúde
Algumas doenças costumam aparecer com recorrência nos pets de mais idade. Por isso, é importante se manter atento aos sinais que eles podem dar. Choros e latidos quando são pegos no colo, por exemplo, podem ser indícios de dores nas juntas e músculos, típicos da artrite – doença que causa dificuldade de locomoção. Outras enfermidades que costumam atacar rins, coração e as vias respiratórias também podem acontecer com frequência. Para prevenir, é preciso manter uma rotina de check-ups.
– O acompanhamento constante é o segredo para que eles mantenham a saúde e problemas sejam diagnosticados o quanto antes, minimizando os riscos de doenças mais graves – explica a veterinária Tathiana Pagliuso.
A alimentação dos pets também é motivo de atenção. Além de ter uma necessidade nutricional diferenciada se comparada às outras faixas etárias, o organismo do animal idoso tem dificuldades em digerir e absorver as substâncias necessárias para manter a saúde. Junto de um especialista, é preciso encontrar uma nova rotina alimentar.
Você sabia?
Entre as avaliações médicas principais estão as odontológicas, que devem ser feitas desde o primeiro ano de vida. Para animais acima dos seis anos, check-ups anuais completos, que incluam ecografias e exames de sangue, podem ajudar bastante a identificar potenciais problemas de saúde. A preocupação com a terceira idade dos pets deve acontecer, principalmente, a partir dos oito anos. E não se esqueça: com a idade, os bichinhos começam a ficar mais frágeis, por isso, dar todo amor, carinho e acolhimento é ainda mais importante.
Continua depois da publicidade
Conteúdo patrocinado por Boa Vida Pet e produzido pelo Estúdio de Projetos Especiais & Brands