A menstruação é um processo natural para as mulheres e não deve ser motivo de vergonha ou tabu. Ao desmistificar crenças erradas e reforçar alguns conhecimentos sobre a higiene íntima, é possível cuidar melhor da saúde e ter mais bem-estar durante o ciclo menstrual. Mas, afinal, quais cuidados são necessários para manter a região íntima saudável durante esse período? Quais produtos utilizar e como?
Continua depois da publicidade
Siga a leitura que vamos desmistificar alguns mitos e esclarecer suas dúvidas sobre higiene íntima durante a menstruação..
A higiene íntima deve mudar durante a menstruação?
Durante a menstruação, o fluxo menstrual aumenta a umidade na região íntima, criando um ambiente propício para a proliferação de bactérias.
Nesse período, é recomendado adotar alguns cuidados básicos, como trocar o absorvente externo ou interno frequentemente, preferencialmente a cada 4 horas, de acordo com o fluxo menstrual. Essa dica se aplica tanto aos absorventes comuns quanto aos reutilizáveis, feitos de pano.
Além dessa recomendação, a rotina de higiene íntima deve seguir o passo a passo de sempre, ou seja: lavar a região genital externa com água morna e sabonete líquido íntimo, até três vezes ao dia, evitando produtos excessivamente perfumados ou antissépticos que alterem o pH natural da região. Após a higiene, é importante secar bem a área com uma toalha macia.
Continua depois da publicidade
O sabonete íntimo é indicado por ser um produto específico para a higiene da região genital externa. Ele possui um pH semelhante ao pH natural da vagina, ajudando a manter o equilíbrio da flora bacteriana e a proteger contra infecções.
A vagina possui um pH naturalmente ácido, entre 3,8 e 4,4. Essa acidez é fundamental para proteger a vagina contra a proliferação de bactérias, fungos e outros microrganismos.
Durante a menstruação e em outros períodos do ciclo menstrual, como logo após a ovulação, o pH da vagina costuma aumentar, tornando-se mais alcalino e mais propício para o desenvolvimento de infecções. O sabonete líquido íntimo, com pH natural, ajuda a devolver o equilíbrio, mantendo a microbiota vaginal saudável.
O uso de roupas íntimas de algodão também é recomendado, pois o tecido permite a transpiração da pele, evitando a proliferação de bactérias.
Continua depois da publicidade
Caso sinta qualquer desconforto, como coceira, corrimento com odor forte ou outros sintomas durante a menstruação, procure um ginecologista.
Mitos e verdades sobre a higiene íntima durante a menstruação
A menstruação é um processo natural e saudável, no entanto, ainda é cercada de mitos e informações imprecisas, principalmente no que diz respeito à higiene íntima.
Desmistificar essas crenças ajuda a trazer saúde e bem-estar. Por isso, listamos algumas sentenças que as mulheres costumam ouvir, apontamos se são verdadeiras com explicações pertinentes.
O sangue menstrual é sujo. MITO
O sangue menstrual é composto por sangue, muco cervical e células do revestimento uterino. Ele não é sujo e não transmite doenças. A ideia de que o sangue menstrual é impuro é um estigma social que historicamente limita as mulheres.
Continua depois da publicidade
Não se pode tomar banho durante a menstruação. MITO
Essa é outra crença antiga completamente falsa. Tomar banho durante a menstruação é fundamental para a higiene pessoal e não prejudica a saúde. É importante utilizar água, de preferência morna, e sabonete íntimo na região genital externa, evitando o uso de produtos excessivamente perfumados ou antissépticos.
É preciso fazer ducha vaginal durante a menstruação. MITO
A ducha vaginal, além de ser desnecessária, pode alterar o pH natural da vagina e remover as bactérias benéficas. A ducha interna pode aumentar o risco de vaginose bacteriana e outras infecções e só deve ser feita por recomendação médica.
A higiene íntima durante a menstruação vai além da hora do banho. VERDADE
Trocar o absorvente ou tampão regularmente, lavar a região genital externa com água morna e sabonete líquido — ou limpar com lenço umedecido quando não for possível lavar — e usar roupas íntimas de algodão são hábitos que fazem a diferença para manter a saúde íntima.
O uso de absorventes internos causa infecção. MITO
O uso correto de absorventes internos não aumenta o risco de infecções. A infecção ocorre quando bactérias patogênicas entram na vagina, e o uso adequado de absorventes não facilita esse processo. No entanto, é importante seguir as instruções de uso e trocar o absorvente regularmente para evitar o risco de síndrome do choque tóxico.
Continua depois da publicidade
É preciso usar desodorante íntimo durante a menstruação. MITO
O desodorante íntimo pode alterar o pH natural da vagina e causar irritação. Além disso, a região íntima possui suas próprias glândulas que produzem um odor natural. O uso excessivo de produtos pode levar a um desequilíbrio na flora vaginal e aumentar a sensibilidade a odores.
É preferível usar lenço umedecido que papel higiênico. VERDADE
Após ir ao banheiro, é preferível utilizar lenço umedecido, pois o papel higiênico comum pode não ser suficiente para remover resíduos da menstruação da pele que, ao longo do dia, podem causar incômodos.