Ingerir muita água é a primeira orientação para garantir um Carnaval saudável e sem transtornos. Para a hidratação devem ser usados os isotônicos, suco de frutas, a própria fruta, a água de coco e, principalmente, água pura. Esta é a orientação do endocrinologista Mauro Scharf, diretor médico do Lâmina Medicina Diagnóstica.
Continua depois da publicidade
Em relação à alimentação, Scharf recomenda ingerir alimentos leves e naturais e deixar de lado condimentos e excesso de sal, além de embutidos, camarão e maionese, já que são os que mais provocam intoxicação alimentar.
– O ideal é priorizar frutas ricas em água, como melancia e melão, além de alimentos integrais, pois promovem a absorção lenta de carboidratos e evitam a queda de glicose devido ao excesso de exercícios – justifica.
O especialista também indica o consumo de carboidratos complexos como arroz, batatas, mandioca e macarrão e sugere que se evite a absorção de carboidratos simples como açúcar, doces e chocolates, que associam grande quantidade de gordura.
Continua depois da publicidade
– Também prefira refeições menores e mais vezes ao dia – enfatiza.
Scharf alerta para o abuso de álcool, que pode desidratar o corpo, além do hábito de misturar bebidas energéticas com álcool.
– Esta combinação pode levar a pessoa ao hospital, já que nem todos os organismos reagem bem ao excesso de estímulos – explica o médico.
Um dos perigos do consumo abusivo de bebidas alcoólicas está relacionado a hipoglicemia, baixa na taxa de glicose sanguínea, que pode levar uma pessoa a desmaios ou ao coma alcoólico. Segundo o endocrinologista, não há nada que possa diminuir os efeitos que o excesso de consumo de bebidas alcoólicas acarreta.
Continua depois da publicidade
Costumes como o de beber muita água antes do álcool, ingerir azeite, leite ou refrigerantes não ajudam a diminuir os efeitos do consumo excessivo de álcool.
– A ingestão dessas substâncias pode ajudar a combater os sintomas como desidratação e hipoglicemia, mas não corta a embriaguez – afirma.
O endocrinologista ressalta também o perigo de dirigir depois de ingerir bebida alcoólica.
– Tomar uma xícara de café forte, por exemplo, até ajuda a deixar o corpo mais alerta. Mas, de forma alguma, uma pessoa que tenha bebido pode contar com essa alternativa para dirigir depois da festa – finaliza o especialista.
Continua depois da publicidade