Os golpes aplicados por meio de links falsos ou mensagens de WhatsApp de contas clonadas têm chamado a atenção das autoridades policiais. O setor de comunicação do 14º Batalhão de Polícia Militar de Jaraguá do Sul alerta sobre esses crimes, e dá dicas para que os usuários não sejam vítimas desse tipo de golpe.

Continua depois da publicidade

Cuidado! Golpes no Instagram e WhatsApp estão cada vez mais comuns

Ao receber ligações telefônicas de empresas de pesquisa, ou campanhas relacionadas ao coronavírus, desconfie. Esse é o primeiro alerta do texto assinado pelo subtenente Luiz Wiltner. 

Mesmo que a ligação pareça séria e a pessoa do outro lado da linha não solicite dados pessoais, ao final da coversa ela irá solicitar que você diga uma série de números, que foram enviados por mensagem para o seu celular. “Ao dizer os números, você estará oportunizando que o seu WhatsApp seja clonado”, alerta o 14º BPM.

Beto Carrero vai mudar de nome? Postagem do parque gera reações nas redes sociais

Continua depois da publicidade

A partir daí, o aplicativo deixa de funcionar no seu celular, e o golpista passa a ter acesso à sua agenda. “No aparelho dele, ele acessa o contato de sua família, amigos e conhecidos, conta uma historinha e pede para que depositem dinheiro em alguma conta”, reforça o alerta.

Fique atento às dicas

– Não forneça informações pessoais para pessoas que ligam para você e dizem ser de empresas de pesquisa, satisfação ao cliente ou qualquer outra nomenclatura

– Suspeite quando alguém pedir dinheiro ou créditos para telefone

– Na dúvida, certifique-se que você está falando realmente com quem você conhece, e não um impostor.

Atenção: é falso que hospitais recebem R$ 18 mil por cada morte registrada como Covid-19