A melhor maneira de preparar, erguer e carregar uma mala é algo que dificilmente passa pela cabeça de quem está prestes a dar início àquela viagem de férias tão aguardada. Mas um movimento mal feito quando se manuseia a bagagem no carro, ônibus ou avião pode provocar dor nas costas e comprometer o período de descanso. De acordo com o fisioterapeuta Leonardo Eicke, membro da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC), é importante seguir algumas regras para evitar queixas de dor na coluna. “O ideal é preferir malas com rodas, pois diminui o esforço ao transportá-la e optar por viajar com duas malas pequenas ou médias em vez de uma mala grande e pesada. Se a pessoa já possui dores nas costas, vale a pena contratar um ajudante nos aeroportos ou rodoviárias”, explica Eicke.

Continua depois da publicidade

Outra sugestão é ter total atenção na hora de organizar as malas. “Procure separar e dobrar as roupas em um local que você não precise se curvar. Por isso, evite a cama e faça a organização em uma mesa, por exemplo”, sugere ele.

O fisioterapeuta também lembra que, ao carregar ou descarregar o bagageiro, o ideal é evitar curvar o tronco para frente, pois essa posição pode afetar a coluna. “Faça uma base larga entre os pés, posicionando um na frente do outro. As pernas devem estar um pouco dobradas e a coluna ereta. Retire ou coloque a mala no bagageiro pela alça, fazendo força com as pernas, jamais com a coluna”, afirma.

No aeroporto, a sugestão é procurar ficar de lado para a esteira e fazer a mesma postura do bagageiro. “É muito importante suspender a mala por sua alça, pois ela já estará na posição correta para ser colocada no carro”, diz.

Continua depois da publicidade