Existem diferentes maneiras de se explorar um lugar, um destino desconhecido. Mas há quem diga que conhecer um país, uma cidade de bike é ainda melhor.
Continua depois da publicidade
– Se aventurar sobre duas rodas pelas ruas e ciclovias é garantia de ver paisagens panorâmicas e vivenciar uma cultura de liberdade que vai além do vento no rosto -, explica Tadeu Silva, integrante do grupo Pedal de Floripa, que viajou para Cuba recentemente com um grupo de lojistas e arquitetos a convite do NCD Florianópolis.
Ele e mais três adeptos do pedal percorreram 94 quilômetros por Havana, pedalando cerca de 10 horas. Segundo Tadeu, mesmo sendo toda plana, o que facilitaria o uso das bicicletas, não há ciclovias, apenas ciclofaixas somente na principal avenida central.
Se você quer se aventurar pedalando por algum destino, a dica é planejar antecipadamente, pesquisando empresas especializadas que aluguem bicicletas. O mais importante é a contratação de um guia local principalmente quando o trajeto sai dos grandes centros para não se perder.
– O ideal é agendar um dia todo para um passeio de bike. Não há dúvida que você conhecerá lugares que turistas costumam não chegar devido a dificuldade de acesso com veículos automotores -, pontua Tadeu Silva. Confira alguns registros do grupo Pedal de Floripa por Havana.
Continua depois da publicidade
Opções de percursos:
City Tour – ideal para quem vai a Havana pela primeira vez, passando pelos principais pontos turísticos.
Tour Bahia – uma escapada tranquila pela periferia de Havana Tour Playa Del Leste – saindo de Havana, fazendo a travessia até a cidade de Casa Blanca / Guanababoa / Guanabo / Havana