Atlético-MG e Cruzeiro vivem excelente momento no cenário do futebol nacional: um é campeão da América e o outro, brasileiro. Mas, além do bom futebol, os dois times de Belo Horizonte contam com uma estrutura de treinamento que tornará Minas Gerais o reduto sul-americano no Mundial. Além do Uruguai, que se hospedará na cidade de Sete Lagoas, as seleções de Chile e Argentina desfrutarão dos modernos centros de treinamento de Cruzeiro e Atlético-MG, respectivamente.

Continua depois da publicidade

O time do craque Lionel Messi já havia selado acordo para utilizar a Cidade do Galo em outubro do ano passado. Os hermanos se apressaram em confirmar presença no CT atleticano, em 2010 eleito o melhor centro de treinamentos do Brasil em estudo realizado pela Universidade Federal de Viçosa.

– A Cidade do Galo é hoje um dos centros de treinamento mais completos do mundo, para profissionais e categorias de base – afirma o responsável pela reformulação do CT, Luiz Cesar Villamarim, engenheiro, assessor e primo do presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil.

Na cidade do alvinegro há também um espaço reservado para a garotada das categorias de base. São cerca de 90 jovens que residem em um hotel com 19 apartamentos quádruplos e 12 apartamentos triplos (ala de Intercâmbio), todos com banheiro, armário, TV e varanda. O hotel possui, ainda, moderna academia, refeitório, sala de pedagogia, biblioteca, salão de jogos, auditório, lan house, sala de troféus e departamentos médico, fisioterápico e odontológico.

Os chilenos também terão um local de alto nível para se prepararem para enfrentar pedreiras como Holanda e Espanha. Trata-se da Toca da Raposa II, um complexo construído em 2002, com 83 mil metros quadrados. Além do centro de treinamento da equipe profissional, o time celeste também tem a Toca da Raposa I, específico para a preparação das categorias de base do clube.

Continua depois da publicidade

Erguida em 1973, esse complexo já serviu de base para a seleção brasileira realizar os preparativos para os mundiais de 1982 e 1986. Hoje, o espaço de 60 mil metros quadrados ainda conta com quatro campos de treinamento, sendo um de grama sintética, piscina, academia, departamentos médico, odontológico e de nutrição, um moderno hotel para o programa de intercâmbios e uma escola com ensino fundamental e médio para os atletas.

Pelo visto, luxo e boas acomodações não serão problemas para os vizinhos sul-americanos durante a estadia em Belo Horizonte.

Toca da Raposa II

Na área de 83 mil metros quadrados, em Belo Horizonte, há:

– 4 campos de treinamento

– hotel com 26 apartamentos

– salão de jogos, sala de cinema

– departamentos de nutrição e médico, com consultórios de clínica geral, ortopedia, odontologia, fisioterapia, fisiologia e sala de raio X.

– piscina térmica, quadra poliesportiva, solarium e restaurante

Cidade do Galo

O complexo de 250 mil metros em Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte, tem:

– 4 campos de tamanho oficial

– 20 suítes

– sala de jogos, restaurante, auditório

– sala de fisiologia, departamento médico e odontológico

– vestiários e academia completa com equipamentos de última geração, piscina aquecida, tanque de gelo, caixa de areia e lavanderia.

Continua depois da publicidade

CT da Cidade do Galo

Foto: Bruno Cantini/ Divulgação Atlético-MG