O cruzeiro MSC Grandiosa teve um surto de norovírus durante a passagem por Santos, no litoral paulista. Passageiros relataram diarreia ao centro médico do cruzeiro. Foram confirmados 127 casos entre os 6.293 passageiros a bordo. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vem monitorando o caso. O órgão informou que uma equipe de saúde fez testes nos passageiros após eles apresentarem sintomas da Doença Diarreica Aguda (DDA).
O cruzeiro saiu de Santos em 11 de janeiro e retornou no dia 18. A Anvisa informou que o surto foi detectado no último dia 17 e que os infectados foram isolados. No dia seguinte, agentes da Secretaria da Saúde de Santos realizaram uma investigação complementar para confirmar o agente infeccioso. O navio, então, seguiu viagem até o Nordeste.
O que é o norovírus que tem causado surto de virose em SP
Continua depois da publicidade
Tratamentos
O principal tratamento para o norovírus é a hidratação. Para casos mais graves é preciso realizar a hidratação endovenosa — aplicada diretamente na veia do paciente —, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP). A hospitalização é considerada “muito rara”. Crianças e idosos precisam de atenção especial.
As noroviroses representam um grupo de doenças de origem viral, conhecidas como gastroenterites, que são transmitidas via fecal-oral, de acordo com a Anvisa. É uma doença que possui a duração de, em média, três dias.
“Por meio do monitoramento diário de casos de doenças em navios de cruzeiro, foi detectado, no dia 17 de janeiro, um surto de doença diarreica aguda (DDA) a bordo do cruzeiro MSC Grandiosa. O navio registrou mais de 2% de casos em passageiros (127 casos em 6.293 passageiros), atendendo ao critério para definição de surto do item 3.1.3 do Guia Sanitário para Navios de Cruzeiros”, declarou a Anvisa.
Nota da MSC Cruzeiros
Em nota, a MSC Cruzeiros informou que foram “adotadas as precauções necessárias para manter um ambiente saudável a bordo”, após um aumento no número de casos de doenças gastrointestinais na região da Baixada Santista.
Continua depois da publicidade
“Estamos monitorando de perto os relatos de casos entre os hóspedes, e intensificamos os procedimentos de limpeza e sanitização em todo o navio. Todos os hóspedes foram orientados a lavar as mãos com frequência e entrar em contato com o Centro Médico no caso de apresentarem quaisquer sintomas gastrointestinais”, divulgou a empresa.
Nota da Prefeitura de Santos
Em nota, a administração municipal informou da coleta de amostras de cinco tripulantes com suspeitas de norovírus.
“Também foram coletadas amostras de água e alimentos. O material foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) na Capital”. A prefeitura disse que não há previsão para a entrega dos resultados, e que os tripulantes estão com quadro geral estável e assistidos pela equipe médica da MSC. “O navio tomou todas as medidas sanitárias necessárias”, informou a prefeitura.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia mais
Aumento de casos de viroses em cidades de SC acendem alerta para prevenção
Virose é contagiosa? Veja perguntas e respostas sobre doença que acende alerta em cidades de SC