Começa nesta quinta-feira a passagem da Cruz Peregrina pelas paróquias da Arquidiocese de Florianópolis. Símbolo da Jornada Mundial da Juventude, a cruz de madeira é a mesma enviada para percorrer todos os países do mundo pelo Beato João Paulo II em 1985. Junto com ela está um Ícone de Nossa Senhora.

Continua depois da publicidade

Os dois objetos chegam na manhã desta quinta-feira a Santo Amaro da Imperatriz. O arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, e comitiva formada por padres e jovens, vão até Imbituba, na Diocese de Tubarão, buscar os ícones que depois seguem em peregrinação pelas comarcas da Arquidiocese.

No sábado a cruz chega à Comarca da Ilha. Durante sua estada, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora peregrinam pela Penitenciária de Florianópolis, visitam a comunidade do Alto da Caieira, e depois de permanecerem por algum tempo na Catedral, seguem para o Centro Multiuso de São José, onde será realizado o ‘Bote Fé’.

O evento, grande momento da passagem dos símbolos por Santa Catarina, será realizado a partir das 18h na Arena Multiuso de São José, que deve reunir cerca de cinco mil jovens de todo o Estado. Durante o evento haverá shows com bandas locais e nacionais, apresentações artísticas e Celebração Eucarística.

Continua depois da publicidade

A Cruz Peregrina viaja pelo Brasil e por países da América Latina desde 2011. No dia 1º de janeiro deste ano, teve início a peregrinação por Santa Catarina, e já passou pelas dioceses de Lages, Criciúma e Turabão. Depois de Florianópolis, ela segue para Joinville, Blumenau, Rio do Sul Caçador, Joaçaba e Chapecó.

Confira a programação completa da passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora pela Arquidiocese de Florianópolis

Dia 10/01 – 12h – Recebimento da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora em Imbituba, Diocese de Tubarão e continuação para a Comarca de Santo Amaro.

Continua depois da publicidade

Comarca de Santo Amaro

10/01 – A Cruz passa em frente à Paróquia de Santo Amaro e segue em carreata até o Santuário de Angelina. Lá haverá celebração de acolhida, apresentações culturais, adoração, subida ao Morro da Via Sacra até a Gruta e Bênção de Envio.

Comarca de São José

10/01 – 21h45 – Chegada na Igreja São Francisco de Assis e Santa Rita de Cássia, no Kobrasol, depois seguindo em caminhada luminosa e silenciosa até a Matriz da Paróquia Santo Antônio, em Campinas, São José. Haverá uma intensa programação que inicia já às 20h30 com show de evangelização. Depois a programação se transfere para a Igreja Matriz com missa e Adoração ao Santíssimo por toda a madrugada.

Comarca de Biguaçu

11/01 – 07h30 – Celebração no Centro de Tratamento Recanto Silvestre. Após, segue para a Igreja Matriz da Paróquia de Biguaçu.

Continua depois da publicidade

Comarca de Brusque

11/01 – 16h – Santuário de Azambuja

A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora passarão pelo Hospital de Azambuja e seguirão em carreata em procissão pelas ruas do centro até a praça em frente à Igreja Matriz São Luiz Gonzaga.

Comarca de Itajaí

11/01 – 22h – Parque da Marejada

No local haverá exposição das ações sociais paroquiais, que tem início às 21h, animação musical, formação sobre os dois ícones e sobre a Jornada Mundial da Juventude, vigília e adoração e, às 4h30, encerramento com missa.

Comarca do Estreito

12/01 – chegada às 8h, no Santuário Nossa Senhora de Fátima Carreata até o Santuário e, às 11h, celebração de envio.

Continua depois da publicidade

Comarca da Ilha

12/01 – 12h30 – Catedral de Florianópolis

Durante sua estada, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora peregrinarão pela Penitenciária de Florianópolis, visitarão a comunidade do Alto da Caieira, permanecerão por algum tempo na Catedral e depois seguirão para o Centro Multiuso de São José, onde será realizado o ‘Bote Fé’.

Comarca de Tijucas

13/01 – 01h30 – Paróquia São Sebastião, em Itapema

Vigília de Oração. Sai às 6h com destino ao Santuário de Santa Paulina, passando por Tijucas, Canelinha, São João Batista e Nova Trento Santuário Santa Paulina – chegada às 9h – Celebração de encerramento e Ação de Graças pela visita da Cruz e o Ícone de Nossa Senhora na Arquidiocese e envio para a Diocese de Joinville.