Na última quarta-feira, a licitação do transporte coletivo foi finalizada com a divulgação do vencedor: o consórcio Fênix, formado pelas cinco empresas que atualmente exploram o serviços em Florianópolis. No entanto, a Secretaria Municipal de Mobilidade ainda não apresentou o cronograma para aplicação das melhorias previstas em edital. A previsão é de que as datas sejam publicadas no máximo até a próxima semana.
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– Queremos antes que a empresa assine o contrato, para que depois possamos determinar as datas corretas – revela o diretor de planejamento da secretaria, Vinícius Cofferri.
Ele garante que o cronograma base já está pronto. O contrato ainda não foi assinado, porque a Diretoria de Licitações e Contratos trabalha na tramitação do processo.
A licitação prevê queda do preço da passagem de R$ 0,10, passando de para R$ 2,60 no cartão e R$ 2,80 no dinheiro. Além disso, a tarifa social, que hoje é concedida apenas para moradores do Maciço do Morro da Cruz, será estendida para toda a cidade, no valor de R$ 1,70, atingindo cerca de 50 mil trabalhadores com renda familiar de até três salários mínimos.
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O passe livre será criado para os estudantes oriundos de famílias carentes cadastradas no sistema de assistência social da Prefeitura da Capital. A expectativa é que o benefício chegue a 6 mil jovens. Demais estudantes pagarão R$ 1,30.
Outras melhorias previstas
Todos os veículos contarão com acesso para pessoas com deficiência e haverá a possibilidade da integração em qualquer ponto de ônibus, sem a necessidade de o passageiro ter que obrigatoriamente ir até os terminais.
O Sistema de Apoio a Operação (SAO) será mais uma novidade. O SAO vai controlar e gerenciar a operação do sistema 24 horas sendo possível obter informações em tempo real, possibilitando tomadas de decisões mais rápidas em relação ao gerenciamento do sistema.
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O controle de passageiros também deverá ser eficiente, diminuindo conflitos como atrasos e superlotação dos coletivos. O consórcio vencedor não será remunerado por quilômetro percorrido, como ocorre atualmente, mas sim pelo resultado apresentado em indicadores de qualidade, como eficiência, pontualidade e atendimento ao usuário.