“Como você conquista uma pessoa? Tratá-la bem é um excelente começo, mas há quem esqueça disso e do princípio básico da empatia, colocar-se no lugar do outro de verdade. Decidi escrever sobre isso porque temos aqui empresários e trabalhadores que não sabem disso ou vivem com amnésia.
Continua depois da publicidade
*****
Nas últimas três semanas vivi situações que me deixaram ainda mais convicta: se for mal atendido você desiste sim de qualquer compra, mesmo que queira muito um produto ou serviço. No primeiro caso, visitei uma concessionária e a vendedora sequer quis apresentar uma proposta porque eu não sabia se fecharia o negócio naquele dia. Questionei como poderia fazer as devidas comparações e tomar uma decisão sem ter os números. Tive de insistir. Era a última semana do ano e a vendedora fez questão de citar que as vendas estavam ótimas e que já havia atingido as metas, ou seja, não demonstrou interesse algum em conquistar o cliente. Resultado: saí da loja decidida a nunca mais pisar ali.
*****
O segundo caso aconteceu na última sexta-feira. Às 11 da noite eu e meus amigos fomos surpreendidos com o seguinte recado de um garçom: a partir de agora não temos como servi-los por falta de peixe. Detalhe: uma das principais opções do restaurante onde estávamos era sushi. Pense comigo: sexta-feira, 11 da noite, auge do verão… Não bastasse a escassez de comida, o atendimento estava demorado. Insatisfação garantida. Quem mora aqui desiste de voltar a um lugar assim. Quem visita a cidade leva aquela má impressão na bagagem.
Continua depois da publicidade
*****
Depois disso, o tratamento que faz a diferença virou assunto na mesa. Todos lembraram de algum caso. Esse tipo de situação a gente não esquece e ainda passa a informação adiante. Quem opta por trabalhar com o público precisa lembrar disso e jamais abandonar o treinamento de suas equipes.
*****
É inevitável. O que ocorre nos bastidores do negócio vai refletir no consumidor. Portanto, contagiar os funcionários é um desafio diário de qualquer gestor, seja o negócio grande ou pequeno. Os líderes devem apostar no entusiasmo como estratégia para resgatar a paciência e o interesse dos indivíduos com quem trabalha. Estar por perto, demonstrar paixão pelo que se faz, é excelente forma de contagiar as pessoas, afinal, o exemplo vale mais que um sermão e ser admirado certamente atrai os que querem aprender e crescer com você.”
*** Adriana Krauss nasceu em Blumenau, no Vale do Itajaí. Lá começou a carreira de jornalista ainda cursando a faculdade de Letras. Mais tarde, concluiu Jornalismo. Passou por diferentes emissoras até chegar à RBS TV Blumenau, onde atuou como produtora, editora, repórter e apresentadora de todos os telejornais.
Em 2004, foi convidada para trabalhar na RBS TV de Florianópolis. Na capital, atuou em grandes coberturas como a tragédia de 2008, quando cerca de 130 pessoas morreram no Estado por causa da chuva e dos deslizamentos. Na ocasião, atuou exclusivamente com a equipe que atende à Rede Globo em SC fazendo reportagens e participações ao vivo, inclusive na edição do JN em que William Bonner ancorou o jornal em Blumenau.
Continua depois da publicidade
O trabalho rendeu uma citação no livro Jornal Nacional – Modo de fazer, de autoria de Bonner. Em julho do ano passado, depois de várias substituições na bancada do Bom Dia SC, assumiu a apresentação do jornal matinal da RBS TV e passou a ser editora-chefe do programa, onde está até hoje.