Algumas imagens que mostravam um crocodilo gigante já foram divulgadas com notas afirmando que o local se tratava de Santa Catarina. Os arquivos foram compartilhados inúmeras vezes com o objetivo de alertar as pessoas e mantê-las seguras. No entanto, isso trouxe preocupação para os moradores do Estado, mas também despertou a dúvida a respeito da veracidade dos fatos.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Sabemos que crocodilos gigantes já foram encontrados em alguns locais da Ásia e da Oceania. Mas será que essas criaturas realmente já foram avistadas em SC? Existem registros reais desses aparecimentos? A internet está recheada de fake news e as montagens estão cada dia mais convincentes, por isso existe a dúvida.
O que é um crocodilo gigante
Os crocodilos são uma família de répteis com 14 espécies. Mas esse nome também é usado para se referir às outras famílias da ordem Crocodylia, que fazem parte os próprios crocodilos, os gaviais, os caimões, os aligatores e os jacarés. Os crocodilos, depois das aves, são os parentes mais próximos dos dinossauros atualmente.
A maioria dos crocodilos vivem nas margens dos rios, com exceção dos crocodilos-de-água-salgada ou crocodilos-marinhos. O crocodilo-de-água-salgada é encontrado no norte da Austrália e nas ilhas do sudeste da Ásia. Esse é o maior réptil que vive atualmente na Terra e são eles que costumamos chamar de crocodilo gigante.
Continua depois da publicidade
Qual é o maior crocodilo já encontrado no mundo?
O Purussaurus brasiliensis também chamado de lagarto do Rio Purus é o maior crocodilo do mundo já registrado. Ele viveu na Amazônia ocidental, no Acre, há mais de 8 milhões de anos. Segundo estudos, ele podia chegar a mais de 12 metros de comprimento. O seu primeiro fóssil foi encontrado às margens do Rio Purus em 1892.
Esse crocodilo foi classificado pelo botânico João Barbosa Rodrigues, em 1892. Seu estudo foi atualizado agora, em 2021, pela paleontóloga Lucy Gomes de Souza e pelo pesquisador e paleontólogo Jonas Filho. Para se ter um parâmetro, os estudos afirmam que a mordida desse crocodilo gigante era duas vezes mais forte que a do Tiranossauro Rex.

> Jacaré invade campo de futebol, dá susto nos jogadores e interrompe treino; veja vídeo
Crocodilo gigante é perigoso?
Todo crocodilo costuma ser bem mais agressivo que um jacaré. No caso do crocodilo gigante, seu tamanho, necessidade de muitos quilos de alimento diários e a sua agressividade típica, o transformam em um ser muito perigoso. Tanto para os humanos quanto para outros animais que costumam servir de alimento para ele.
Continua depois da publicidade
Na África, existe um crocodilo-do-nilo, chamado de Gustave. Ele tem assustado a população que vive às margens do Rio Ruzizi há décadas e é um exemplo de como um crocodilo gigante é perigoso. De acordo com autoridades locais, ele ataca na região há mais de 30 anos. Ele já foi tema de documentário e serviu de inspiração para um filme de terror.
De acordo com os moradores locais, esse crocodilo gigante já matou mais de 300 pessoas. Mas ele não come humanos, apenas os arrasta para a água, afoga e despedaça os corpos, por isso, os moradores acreditam que ele mata os humanos por “maldade”. Há quem acredite, inclusive, que esse animal seja um demônio.
O hipopótamo é conhecido por ser o animal mais perigoso da savana africana, e Gustave já matou dezenas de animais dessa espécie. Esse crocodilo gigante é caçado pelo exército local e pelotões já abriram fogo contra ele, que não esboçou reação. De acordo com especialistas, ele é tão grande que as balas nem penetram em sua pele.
> Cobra urutu-cruzeiro gera medo pelo poder do veneno; o que fazer se for picado
Onde é comum encontrar crocodilo gigante
Os crocodilos vivem nas Américas, África, Ásia e Austrália. A maioria deles vivem às margens dos rios, e apesar de existirem alguns poucos crocodilos gigantes de rio como Gustave, a maioria dos crocodilos gigantes são marinhos. Esses são os maiores répteis da atualidade e são extremamente perigosos para o homem.
Continua depois da publicidade
Eles são encontrados pelo Oceano Índico e Pacífico. Podem ser vistos na índia, Tailândia, Ilhas Andaman, Ilhas da Indonésia, Filipinas e muitos outros locais. Mas são mais comuns no Norte da Austrália e Nova Guiné. Eles habitam rios, mas também são encontrados em zonas costeiras de mar aberto.
Registros de crocodilo gigante encontrado
Nas Filipinas, em 2017, um crocodilo gigante foi capturado. Era um crocodilo de água salgada muito agressivo, que destruiu um barco e danificou várias redes de pesca durante a operação. Ele tinha 5,15 metros. Em 2016, em Matara, Sri Lanka, um crocodilo gigante com mais de 7 metros foi capturado e devolvido ao rio pelas autoridades.

> Cobra de jardim é venenosa? Conheça a espécie
Na Papua Nova Guiné, um crocodilo gigante de água salgada, chamado Gomek, foi capturado e vendido em 1985. Ele foi mantido na Flórida por 5 anos, e em seguida, foi vendido para um Zoológico da área, onde viveu até a sua morte, em 1997. Ele morreu com 60 a 80 anos, tinha 5,42 metros de comprimento e pesava 860 kg.
Continua depois da publicidade
Cassius foi capturado em 1987 no rio Finis, depois de atacar barcos e causar incômodo. Ele vive na Austrália, tem 5,48 metros de comprimento e acredita-se ter cerca de 110 anos. Yai vive em um zoológico de crocodilos na Tailândia. Ele tem entre 5,5 e 6 metros de comprimento e permite que cuidados possam limpá-lo e tocá-lo sem medo.
Brutus é um crocodilo gigante de água salgada que vive na Austrália. Estima-se que ele tem 5,6 metros e pesa cerca de 1 tonelada. Ele perdeu uma pata, e acredita-se que tenha acontecido em um confronto contra um tubarão-boi. Isso deixa muitas pessoas imaginando qual seria o tamanho desse tubarão.
Em Bornéu vivia um crocodilo gigante de água salgada chamado Bujang Senang. Ele foi morto em 1992, media 5,88 metros de comprimento e pesava mais de uma tonelada. De acordo com moradores locais, ele era devorador de homens e acredita-se que ele estava matando na área há pelo menos 30 anos.
Dominator é um crocodilo gigante de água salgada encontrado no norte da Austrália. Nunca foi medido oficialmente, mas estima-se que ele mede 6,1 metros e pesa mais de uma tonelada. Nas Filipinas foi encontrado um crocodilo gigante de água salgada que foi chamado de Lolong. Ele media 6,17 metros, pesava 1.075 kg e morreu em cativeiro.
Continua depois da publicidade
> Falta de controle de escorpiões-amarelos causa multa a condomínios no Norte de Florianópolis
Já foi visto crocodilo gigante em SC?
Para começar, não temos crocodilos no Brasil, apenas jacarés. Sendo assim, a única forma de ver um crocodilo gigante nas praias de Santa Catarina, seria se ele viesse nadando da Austrália até aqui, ou seja, não há chances de ser real. Além disso, as notícias que circularam com essa informação, foram repetidas para outros estados.
Por exemplo, disseram ter avistado um crocodilo gigante no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Todas as versões eram muito parecidas, contadas de forma vaga, alarmista e sem fontes confiáveis. Esses já são grandes indícios de que se trata de uma fake news, mas vamos continuar analisando.
Em algumas dessas notícias que citavam Santa Catarina e também outros Estados do Brasil, foram usadas imagens referentes a um crocodilo gigante encontrado na Austrália. A foto era antiga, não se tratava do Brasil e a mesma imagem ainda era usada nas notícias de todos os estados.
Essas notícias já apareceram em 2017, em 2019 e em outros momentos, porém não são verídicas. Nunca foi visto um crocodilo gigante em SC e nem no Brasil, a menos que se leve em consideração o Purussaurus, que viveu há mais de 8 milhões de anos em território brasileiro.
Continua depois da publicidade
Os jacarés em Santa Catarina
Esses sim vivem no Brasil e são avistados em Santa Catarina. O país possui 6 espécies de jacarés e o jacaré de papo-amarelo já é quase um mascote de Florianópolis, podendo ser avistado em vários pontos da cidade, incluindo, de frente a um shopping, o Shopping Iguatemi de Florianópolis. Eles chegam a 2 metros de comprimento e vivem cerca de 50 anos.
Às vezes, as autoridades são chamadas para resgatar um jacaré que errou o caminho de casa. É preciso manter uma distância segura, mas ao contrário do crocodilo gigante, não há registro de incidentes graves. Os moradores já estão habituados a conviver com a presença tão próxima dos jacarés.

> Cobra venenosa é encontrada dentro de carro em Jaraguá do Sul; veja o vídeo
Isso começou em 1997, quando Zenóbia, uma jacaré do papo-amarelo, fez um ninho nas ruas da Praia da Daniela. Em 1998 nasceram 15 filhotes que ela cuidava nessa área. A família foi adotada pelos moradores. Em 2002, depois de crescidos, 10 filhotes foram realocados no manguezal de Carijós.
Continua depois da publicidade
Zenóbia e os 5 filhotes restantes seguiram os outros 10, mas depois de um tempo, ela voltou e viveu ali por mais uns meses, junto com um jacaré juvenil. Ela foi encontrada morta por uma moradora do bairro, e especialistas afirmam que foi por causas naturais. Ela foi tão querida que ganhou até uma estátua.
Os jacarés de papo-amarelo chegam a 2 metros de comprimento, mas existem jacarés que podem chegar a 3 metros, mas ainda assim, não dá para confundi-los com um crocodilo gigante. E diante de tudo isso, concluímos que nunca foi encontrado um crocodilo gigante em SC.
Conheça os animais bizarros já vistos em SC
Leia também
Cobra píton amarela é venenosa? Descubra tudo sobre a espécie