A chefe de Estado da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, se reuniu nesta sexta-feira em Washington com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no marco dos encontros bilaterais que mantêm antes da cúpula financeira do Grupo dos 20 (G-20, que reúne os países mais ricos e os principais emergentes).

Continua depois da publicidade

Os dois líderes se cumprimentaram cordialmente antes de iniciar a reunião, que durou uma hora, e cujo conteúdo não vazou à imprensa. No encontro bilateral estiveram presentes pela parte argentina o chanceler Jorge Taiana, e o ministro da Economia, Carlos Fernández, e, por parte do Brasil, o chanceler Celso Amorim.

Depois, Cristina foi ao hotel Four Seasons, situado no bairro de Georgetown da capital americana, para se reunir com Madeleine Albright, ex-secretária de Estado e enviada especial à cúpula do presidente eleito, Barack Obama. A reunião com Albright é uma boa ocasião para a líder argentina estabelecer os primeiros laços com o que será o novo governo dos Estados Unidos a partir de 20 de janeiro.

Após o encontro, Cristina encerra uma agenda de reuniões bilaterais para participar do jantar oferecido pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em homenagem aos líderes que participam do G-20.

Entenda a crise

Continua depois da publicidade