A temporada foi especial para Cristiano Ronaldo. Não bastasse o título da Liga dos Campeões com o Real Madrid, em que foi protagonista, o jogador foi coroado nesta segunda-feira com a Bola de Ouro de 2014. O prêmio, entregue pela Fifa, em Zurique, na Suíça, confirmou o português como o craque do ano. Ele recebeu 37,66% do total de votos. Lionel Messi foi o segundo, com 15,76% dos votos, pouco a mais do que Manuel Neuer, terceiro, com 15,72%.

Continua depois da publicidade

Dunga vota em Neymar, e capitão brasileiro escolhe Messi

Entre as mulheres, a alemã Nadine Kessler ficou com a honraria, e o alemão Joachim Löw foi eleito o melhor técnico do ano.

Pignatares se esforça no “portunhol” e conta com ajuda de gringos do Inter

Continua depois da publicidade

CBF confirma estreia do Grêmio na Copa do Brasil para dia 1º de abril

Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, 29 anos, nascido em Funchal, na Ilha da Madeira, conquistou a sua terceira Bola de Ouro. O craque do Real Madrid também havia sido eleito o melhor jogador do ano de 2008, quando defendia o Manchester United, e de 2013, já pelo Real Madrid.

Marta tieta Cristiano e faz uma selfie com o craque

Foto: Fabrice Coffrini/AFP

Vice de futebol do Inter diz que Cárdenas “não está nos planos”

Grohe aceita desafio de Bolzan e acha que Grêmio deve vencer o Gauchão

A conquista atual, porém, marca o auge do português. Cristiano ajudou o Real Madrid a vencer a Liga dos Campeões da Europa após um jejum de 12 anos, e fechou o ano com 61 gols marcados pelo Real e por Portugal. Com a seleção, porém, o camisa 7 decepcionou na Copa do Mundo, eliminado na primeira fase no Brasil.

Veja todos os gols anotados por Cristiano em 2014:

Além do prêmio a Cristiano Ronaldo, a Fifa também confirmou a alemã Nadine Kessler como Bola de Ouro feminina de 2014. A jogadora do Wolfsburg, 26 anos, ajudou sua equipe a conquistar a Liga dos Campeãs feminina.

Continua depois da publicidade

Entre os técnicos, duas vitórias da Alemanha: Joachim Löw, o treinador que comandou a seleção no tetra conquistado na Copa do Mundo do Brasil, e Ralf Kellerman, treinador do time feminino do Wolfsburg, que ganhou o prêmio entre os times femininos.

Joachim Löw foi o melhor técnico de 2014

Foto: Fabrice Coffrini/AFP

O Prêmio Puskas, para o gol mais bonito da temporada, ficou com o colombiano James Rodríguez, pelo gol marcado sobre o Uruguai no Maracanã, na Copa do Mundo.

E a Fifa também divulgou a seleção do ano – com a presença de dois brasileiros. O time teve Neuer; Sergio Ramos, David Luiz, Thiago Silva e Lahm; Iniesta, Kroos e Di María; Messi, Cristiano Ronaldo e Arjen Robben.

Continua depois da publicidade