Pela quarta vez na carreira, Cristiano Ronaldo é o Bola de Ouro do futebol mundial. O astro português do Real Madrid foi eleito pela revista France Football como o craque de 2016, na retomada da premiação da revista de forma independente, sem colaboração com a Fifa. Cristiano faturou a Bola de Ouro também em 2008, 2013 e 2014.

Continua depois da publicidade

O camisa 7 viveu uma temporada especial, tanto pelo seu clube quanto pela seleção de Portugal. Com o Real Madrid, voltou a vencer a Liga dos Campeões, batendo novamente o rival Atlético de Madrid nos pênaltis, na decisão em Milão, que valeu o 11º título europeu dos merengues. Depois, foi ainda mais longe: apesar de se machucar durante a final, liderou Portugal a um inédito título da Euro, contra a França, em pleno Stade de France.

Leia mais:

Arsenal e Chelsea lutam fora de casa pela liderança na Premier League

Continua depois da publicidade

As conquistas não passaram em branco, e Cristiano foi eleito de forma tranquila como o craque do ano. Ele somou 745 pontos, em uma eleição feita por jornalistas selecionados pela revista em todo o mundo. Messi ficou em segundo e foi o melhor sul-americano da lista. Já Neymar, único brasileiro da relação, foi o quinto colocado, atrás de Griezmann e de Suárez.

– É uma honra receber minha quarta Bola de Ouro. A emoção é igual à da primeira. É um sonho que se torna novamente realidade. Nunca pensei que poderia vencer o prêmio quatro vezes, por isso estou muito feliz – disse o atacante, que agradeceu aos companheiros de Real e seleção pelo prêmio.

A divulgação da lista foi feita de forma intermitente pela France Football. Através do Twitter, a revista anunciou as colocações desde o 17º colocado até o sexto – e depois pulou direto para Cristiano Ronaldo. A relação completa dos melhores do ano foi feita apenas depois de 45 minutos.

Confira a lista dos melhores do ano na Bola de Ouro:

1º) Cristiano Ronaldo (Real Madrid/POR)

2º) Lionel Messi (Barcelona/ARG)

3º) Antoine Griezmann (Atlético de Madrid/FRA)

4º) Luis Suárez (Barcelona/URU)

5º) Neymar (Barcelona/BRA)

6º) Gareth Bale (Real Madrid/GAL)

7º) Riyad Mahrez (Leicester/MAR)

8º) Jamie Vardy (Leicester/ING)

9º) Pepe (Real Madrid/POR)

9º) Gianluigi Buffon (Juventus/ITA)

11º) Pierre-Emerick Aubameyang (Borussia Dortmund/GAB)

12º) Rui Patrício (Sporting/POR)

13º) Zlatan Ibrahimovic (Manchester United/SUE)

14º) Arturo Vidal (Bayern de Munique/CHI)

14º) Paul Pogba (Manchester United/FRA)

16º) Robert Lewandowski (Bayern de Munique/POL)

17º) Toni Kroos (Real Madrid/ALE)

17º) Dimitri Payet (West Ham/FRA)

17º) Luca Modric (Real Madrid/CRO)

*ZHESPORTES