Se alguém queria ver gol bonito, era só ter assistido à vitória do Real Madrid sobre o Osasuna neste sábado por 5 a 1, pelo Campeonato Espanhol. Além dos três pontos, o resultado foi bom para a equipe da capital por ter espantado a chance de o Barcelona diminuir a vantagem. A equipe de José Mourinho abriu nove pontos de diferença, mas os catalães ainda jogam nesta rodada, contra o Athletic Bilbao.

Continua depois da publicidade

O jogo teve ainda o centésimo gol do Real Madrid pelo Campeonato Espanhol, tudo isso em apenas 30 rodadas. O português Cristiano Ronaldo foi o grande craque da partida. Fez dois gols, sendo um em belo chute de fora da área, e deu passes para outros dois.

Foi um jogo com diversas nuances. Aos 10 minutos da primeira etapa, a vida já estava difícil para a equipe basca. Já tinha saído o primeiro golaço da partida, Benzema acertou um lindo voleio de primeira após cruzamento de Cristiano Ronaldo, e o técnico tinha sido expulso. E o português ainda tinha acertado um chute daqueles, que passou raspando a trave.

A primeira chance do Osasuna veio um pouco depois. Nino desarmou Marcelo, mas ficou nervoso na frente de Casillas e chutou para a lateral. Após esse lance o jogo ficou bem desenhado: o Real passava a bola, cozinhava o jogo, atacava na boa, e o time local fazia contra-ataques. Os ataques dos merengues vinham muito em chutes de fora da área. Até que Cristiano Ronaldo acertou um, logo depois do momento de mais pressão dos anfitriões.

O português arriscou de longe, e naquelas bolas cheias de curvas, ainda contou com a colaboração do goleiro Andrés, e ampliou. Mais um golaço. Três minutos depois, foi a vez de Higuaín. O argentino recebeu lançamento, arrancou, e completou de cobertura, no melhor estilo “Messi”.

Continua depois da publicidade

Para o Osasuna, beleza não põe mesa, e apostou na simplicidade para tentar uma reação. Nos primeiro 15 minutos da etapa final, o time basco foi veloz e fez o seu gol logo no início, aos dois minutos, o brasileiro Roversio cruzou, Arbeloa não acompanhou, e Nino completou de cabeça. O Osasuna estava de volta no jogo. Mas não aproveitou o ímpeto neste quarto de hora para fazer o segundo. O Real chegou a perder uma bola incrível. Higuaín recebeu, driblou o goleiro, mas Cristiano Ronaldo apareceu, e ninguém chutou, e acabaram se trombando. Foi um clássico “deixa que eu deixo”.

Então o Real Madrid se influenciou pelo rival e deixou de fazer gols bonitos. Em falta duvidosa na entrada da área, Cristiano Ronaldo cobrou, a bola desviou na barreira e entrou. Pouco depois, o português cruzou da esquerda e colocou na cabeça de Higuaín, que marcou o centésimo gol merengue no Campeonato Espanhol.

A vitória estava consolidada, e a marca centenária garantida. O Real Madrid voltou a mostrar que é o favorito e pressiona o Barcelona. Faltam apenas oito rodadas e muito pode acontecer.