Quem nunca teve uma crise de soluços, não é mesmo? A ação irrita e pode fazer perder a paciência, inclusive de quem está perto. Mas o que fazer nesses casos? Existe alguma forma de conter, previnir ou fazer parar? 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Na verdade existem algumas coisas que podem ser feitas para tentar fazer parar uma crise de soluço, mas pode ser que ela não seja efetiva para o seu caso, pois pode mudar e pode ser diferente de pessoa para pessoa. O Presidente Jair Bolsonaro foi internado nesta quarta-feira (14) após ter crise de soluços que não paravam.

Além disso, uma crise de soluço pode ser decorrente de diferentes fatores como por exemplo, o consumo excessivo de bebidas gaseficadas ou doenças intestinais.

O que é o soluço

A ação de soluçar significa que está ocorrendo um espasmo do diafragma e músculos do tórax, porém quando se torna constante pode indicar algum tipo de irritação dos nervos frênico e vago, que inervam o diafragma, devido a situações como refluxo, consumo de bebidas alcoólicas ou gasosas, assim como uma respiração acelerada por exemplo.

Continua depois da publicidade

Quando o soluço se torna frequente é importante investigar qual é o agenda causador, pois pode haver alguma alteração importante a nível neurológico, comprometimento do trato gastrointestinal ou respiratório, sendo necessária a avaliação médica para determinar a causa exata do problema e indicar o tratamento mais adequado.

 3 jeitos de parar o soluço

Existem inúmeras formas e supersitções que podem fazer parar uma crise de soluços, no entanto, em alguns casos, essas tentativas podem não dar certo, e caso a ação persista é necessário procurar ajuda médica.

Beber água rapidamente

Engolir água interrompe o ciclo de soluços, o que pode aquietar os nervos. Fazer gargarejos com água também pode ter o mesmo efeito.

> Cirurgia de aumento do pênis; conheça o procedimento

Prender a respiração

Segure o nariz e feche a boca – como se você fosse pular em uma piscina – continue assim o máximo que conseguir ou até que sentir que os soluços pararam

Continua depois da publicidade

Receba cócegas

Essa talvez seja a superstição mais diferente para fazer com que uma crise de soluços pare. Fazer cócegas no palato mole do céu da boca com um cotonete pode resolver o problema. Ou, se você for do tipo que gosta de sentir cócegas, faça com que alguém encontre seus pontos sensíveis a cócegas.

> Gusttavo Lima tem patrimônio milionário e desembolsa mais de R$ 50 mil em pensão

O que pode causar crise de soluços

Como já dito anteriormente, uma crise de soluços pode ser causada por diferentes fatores, entre eles estão alterações eletrolíticas, doenças neurológicas, alterações no sistema respiratório entre outras. 

Se os soluços se tornarem recorrentes, é necessário procura ajuda médica para que ele possa investigar a fundo o problema e encontrar a melhor forma de tratamento.

> Como ver a neve ao vivo em Santa Catarina em 2021

Confira a lista dos causadores de soluços recorrentes

Alterações eletrolíticas: mudança na concentração de cálcio, potássio e sódio no organismo;

Continua depois da publicidade

Doenças neurológicas: elas podem alterar o controle dos músculos respiratórios, como tumor cerebral e a esclerose múltipla;

Alterações no sistema respiratório: por doenças como pneumonia, o aumento da frequência respiratória após um exercício físico extenuante, por exemplo, diminuindo a concentração de CO2 na corrente sanguínea;

Consumo excessivo de bebidas com gases: como refrigerantes e bebidas alcoólicas;

Doenças gastrointestinais: como por exemplo esofagite, gastroenterite e refluxo, principalmente, que dizem respeito à volta do conteúdo do estômago para o estômago e em direção à boca, causando dor, inflamação e provocando soluços. 

Consumo de alimentos que aumentam a produção de gases: isso porque eles dilatam o estômago, como repolho, brócolis, ervilha e arroz integral.

Continua depois da publicidade

> O que significa LGBTQIA+?

Entrevista com Jair Bolsonaro

Leia também

​Serra Catarinense: conheça 5 cidades para visitar no inverno​

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay

Confira todos os lançamentos de julho de 2021 na Netflix​

Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno