O tráfego aéreo de passageiros caiu em setembro no mundo. O diretor-geral da Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), Giovanni Bisignani, lembrou que não se observava uma diminuição desde 2003 – por causa epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars, na sigla em inglês).

Continua depois da publicidade

Somente a América Latina manteve-se à margem da queda e teve um aumento de 1,7% de passageiros, embora Bisignani tenha ponderado este resultado, assinalando que, embora positivo, é muito inferior ao crescimento de11,9% dos meses anteriores.

A região da Ásia/Pacífico – que compreende China e Índia ) registrou uma diminuição de 6,8%, enquanto na Europa a baixa foi de 0,5% e na América do Norte de 0,9%.

Bisignani queixou-se do “pouco apoio” que seu setor recebe dos governos e, após alegar que “não pedimos dinheiro”, disse que o que as companhias aéreas reivindicam é ter as mesmas liberdades e ferramentas de que desfrutam outros setores.

No meio deste panorama, o diretor-geral de Iata disse que “a única boa notícia” foi a queda do preço do petróleo, cuja cotação média atual é praticamente a metade em relação ao mês de julho.

Continua depois da publicidade

Mesmo com crise econômica, turismo cresce no Brasil, diz presidente da Embratur

A receita acumulada do turismo no Brasil até setembro é 20% superior à de igual período do ano passado. Para a presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Jeanine Pires, o número é muito expressivo porque o Brasil está geograficamente longe de destinos que são preferidos pelos turistas, como Estados Unidos e Europa.

Nesta quinta-feira, o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Altamir Lopes, anunciou a prévia do fluxo cambial do país (entrada e saída de moeda estrangeira) do país no mês de outubro, que mostra gasto de R$ 357 milhões em turismo no país. A previsão é de que em 2008 o crescimento de gastos de estrangeiros no país seja de 15% a 16% maior que em 2007.

Entenda a crise