Desde a última terça-feira (30), uma equipe com 32 profissionais saíram de Santa Catarina para ajudar o Rio Grande do Sul no auxiliar e atendimento à população atingida pelas enchentes provocadas pelo excesso de chuva que atingem o estado gaúcho há dias.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Segundo o coronel César Nunes, da Defesa Civil de Santa Catarina, em entrevista à rádio CBN Joinville, a prática de apoio entre os estados já é comum e começou com uma situação semelhante na cidade de Tubarão (SC). Para ele, o momento é fundamental para solidariedade.

— É uma situação extremamente complicada, talvez seja o maior desastre que aquele estado esteja enfrentando. As equipes estão bastante distribuídas por lá, com muitas demandas de atendimento — destaca.

Cidades contabilizam estragos no RS

Continua depois da publicidade

Em decorrência das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias, foi decretado estado de alerta em todas as regiões do estado. Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Bento Gonçalves são as cidades mais atingidas.

Há pessoas que estão a mais de 40 horas sem apoio e isoladas entre bloqueios na BR 386. De acordo com César, as equipes seguem monitorando todo o estado do Rio Grande do Sul, e nas próximas horas definirão as futuras ações das equipes de apoio. 

Uma das possibilidades estudadas é enviar uma equipe de resgate de comunicação de Joinville para ajudar a população do Rio Grande do Sul. Esses profissionais trabalham com resgate e também são voluntários em demais ações, como explica Michel Correa, Coordenador Operacional do Grupo de Resgate de Montanha.

O número de vítimas no Rio Grande do Sul subiu para 24 devido aos temporais que atingem o Estado desde segunda-feira (29). A Defesa Civil registra 13 mortes, enquanto o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Brigada Militar (BM) registram mais 11 óbitos. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Ouça a entrevista completa do Coronel César Nunes, da Defesa Civil de SC, abaixo:

*Sob supervisão de Lucas Koehler

Leia também

“Legado enorme”: último “pracinha” de Jaraguá do Sul, Walter Carlos Hertel, morre aos 101 anos

Presidente da Câmara de Vereadores assume a prefeitura de São João do Itaperiú após prisões

Piangers critica uso exagerado de celular: “Tem uma família se despedindo de você”