O Centro Educacional Municipal Jardim Iate Clube foi arrombado e depredado durante o feriado de Carnaval em Balneário Camboriú. Criminosos furtaram equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, além de carne e alimentos para merenda dos alunos. Nenhuma sala escapou da ação dos bandidos, que quebraram vidros e picharam a instituição. A direção da unidade ainda não contabilizou todo o prejuízo. Pela manhã, os estudantes foram liberados e à tarde as aulas ocorrem normalmente.

Continua depois da publicidade

O arrombamento só foi notado na manhã desta quarta-feira quando os funcionários retornaram do feriado. A diretora Aldeneide Merenciano da Silva explica que os bandidos teriam tentando furtar a escola – que fica no bairro Vila Real – ainda na quinta-feira, mas não conseguiram levar nada porque o alarme disparou e um vigilante foi até o local. A diretora acredita que os ladrões voltaram à escola, entraram pelo portão dos fundos e desativaram o alerta.

– Não sabemos em que dia do feriado eles entraram, pois não temos câmeras de segurança e o alarme não tocou. Os estragos foram grandes, quebraram vidros, esvaziaram extintores de incêndio no refeitório, descongelaram os freezers, colocaram comida para esquentar no micro-ondas, arrombaram portas e janelas e picharam paredes e salas – comenta.

Foram levados da escola cinco ares-condicionados novos, um data show, um computador, 11 aparelhos de som e 11 aparelhos de DVD, carnes e alimentos vendidos na cantina da escola. Diversos kits de materiais escolares, que seriam distribuídos aos estudantes a partir desta quarta, também foram furtados – alguns deles chegaram a ser abandonados nas lixeiras do bairro, segundo a direção.

Continua depois da publicidade

A escola Jardim Iate Clube possui cerca de 550 alunos no Ensino Fundamental, nos turnos da manhã e tarde. Aldeneide afirma que esta foi a primeira vez que a unidade é arrombada. A diretora vai registrar boletim de ocorrência para que o caso seja investigado.

Secretaria de Educação vai reforçar segurança

A secretária de Educação de Balneário Camboriú, Simone da Silva Ricardo, informou que o município pretende reforçar a segurança na unidade nos próximos dias. Serão instaladas câmeras de vigilância e um guarda patrimonial deve ser contratado para monitorar a escola. O arrombamento na instituição foi o mais grave dos cerca de cinco casos registrados no último ano.

– É lamentável uma situação dessas. A prefeitura vai repor os equipamentos, kits e alimentos que foram furtados. Essa escola possui grades e alarmes em todas as salas, ainda não sabemos como eles conseguiram entrar sem disparar nada – relata.

Continua depois da publicidade

Simone explica que o furto mais recente foi no Caic Ayrton Senna da Silva, no bairro dos Municípios, em outubro. Na escola os bandidos levaram câmeras de segurança, picharam paredes e derrubaram tinta na quadra de esportes que seria inaugurada para os alunos. A secretária pede que a comunidade denuncie sempre que vir algo suspeito nas unidades.