Os crimes violentos letais intencionais em Santa Catarina apresentaram em setembro de 2020 o menor índice histórico para o mês desde que foi iniciado o monitoramento, em 2008. Estão nessa categoria o homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, latrocínio, feminicídio e morte por intervenção do agente do Estado. A Polícia Militar de Santa Catarina registrou 43 crimes contra a vida em setembro de 2020, contra 50 em 2019. 

Continua depois da publicidade

Comandante da PMSC desde maio, o coronel Dionei Tonet atribui a queda à maior inteação entre as forças de inteligência e operacionais. Um dos efeitos, sustenta, foi a redução das mortes em confrontos com a polícia.

PM defende mudar acionamento de câmeras corporais

– Conseguimos manter a segurança com redução dos índices de violência. Mudamos a interação entre inteligência e operações, para antecipar abordagens e evitar o confronto. Mesmo assim, tivemos alguns dos piores crimes, que extrapolam a capacidade de prevenção, como o caso da grávida morta para retirada do filho – destacou Tonet, em entrevista à CBN Diário.

Continua depois da publicidade