O Criciúma venceu por 2 a 1 o Oeste na última rodada da Série B 2019. Diante de 304 torcedores na Arena Barueri, a vitória do Tigre foi de virada, com dois gols de Léo Gamalho no segundo tempo, depois da equipe sair atrás com gol de Fábio, vice-artilheiro da competição, em cobrança de pênalti, na noite desta sexta-feira. Com o resultado, Carvoeiro fica na 17ª colocação e espera que Londrina e São bento não vençam neste sábado para manter a posição. O Criciúma foi rebaixado à Série C 2020 na rodada anterior.
Continua depois da publicidade
O próximo jogo oficial das equipes será pelos estaduais. No Catarinense 2020, a estreia do Criciúma será contra o Concórdia no Heriberto Hülse, prevista para o dia 22 de janeiro. Na mesma data está marcada a primeira partida do Oeste no Paulistão 2020, diante do Novorizontino, fora de casa.
O jogo
A primeira metade da etapa inicial transcorreu sem ter acontecido qualquer lance relevante. Foi depois dos 25 minutos que a partida começou a ser disputada efetivamente. O Criciúma tentava chegar na frente trocando passes. O Oeste tentava no chutão por causa da marcação alta tricolor. Foi em uma dessa sequência de passes que o Tigre quase abriu o placar.
A boa trama pelo lado direito terminou com Andrew tocando para o meio da área para Reis. Ele tentou de letra e Matheus Cavichioli defendeu, aos 33. O time paulista, que não conseguia trocar passes, foi beneficiado pela marcação de um pênalti. Lucas Guimarães Rechatiko Horn viu falta de Derlan ao empurrar Willian Rocha e Fábio pelo alto, após batida de escanteio.
Continua depois da publicidade
Aos 37, Fábio botou no cantinho e comemorou. Cinco minutos depois, Sandro recuou mal para Gianezini se esforçar para evitar a saída e rabar em bola, deixando-a ir para fora. Uma trapalhada que dimensiona o que foi o primeiro tempo, com exceção do gol e da jogada que terminou na finalização de Reis.

O Criciúma voltou com uma mudança para o segundo tempo. O atacante Luquinha entrou na vaga de Carlos Eduardo, que jogava na lateral direita. O Tigre melhorou, passou a jogar com mais velocidade e intensidade na frente. Assim, empatou. Na raça, Andrew tomou a bola na intermediária, avançou e bateu cruzado. A bola bateu na trave e sobrou para Léo Gamalho completar o serviço, aos 10.
Três minutos depois, o Criciúma virou. Willian Rocha soltou a bola depois de pressão de Léo Gamalho. Com ela no pé, entrou na área e mandou bala mesmo sem ângulo. Matheus Cavichioli colaborou e a bola entrou: 2 a 1. A vantagem fez o Tigre diminuir o ritmo na partida e a controlar o jogo. A equipe catarinense segurava a bola no campo de ataque e esperava a concretização da vitória.
Ainda assim o Criciúma teve chance de aumentar a conta. Aos 43, após batida de escanteio de Marlon, Derlan apareceu no primeiro pau para cabecear com força e Cavichioli teve de fazer grande defesa para evitar o terceiro. Apesar de outras chances tricolores na reta final da partida, o placar foi fechado no 2 a 1 para o Tigre.
Continua depois da publicidade
Oeste 1 x 2 Criciúma
OESTE
Matheus Cavichioli; Thiaguinho, Lídio, Willian Rocha e Gustavão Salomão; Betinho, Matheus Jussa e Diogo (Felipe Gregório) (Bruno Paraíba); Welliton (Tite), Roberto e Fábio. Técnico: Renan Freitas.
CRICIÚMA
Paulo Gianezini, Carlos Eduardo (Luquinha), Sandro, Derlan e Marlon; Jean Mangabeira, Eduardo e Foguinho; Reis (Adilson Goiano), Andrew e Léo Gamalho. Técnico: Roberto Cavalo.
GOLS: Fábio, aos 37 do primeiro tempo (O). Léo Gamalho, aos 10 do segundo tempo (C).
CARTÕES AMARELOS: Matheus Cavichioli e Matheus Jussa (O). Eduardo, Foguinho e Sandro (C)
ARBITRAGEM: Lucas Guimarães Rechatiko Horn, auxiliado por Lúcio Beiersdorf Flor e Maíra Mastella Moreira (trio do RS).
BORDERÔ: 304 pagantes para renda de R$ 2.170.
LOCAL: Arena Barueri.