A Prefeitura de Criciúma, no Sul catarinense, passará a interditar os estabelecimentos que não cumprirem as regras sanitárias de prevenção contra o coronavírus, informou o prefeito Clésio Salvaro na manhã desta quinta-feira (25). Além disso, o uso de máscara também passará a ser obrigatório na cidade.
Continua depois da publicidade
Em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, Clésio afirmou que as medidas integram as novas restrições que serão impostas por conta do avanço da Covid-19. As novas regras também estipulam que lojas de conveniência fechem depois das 23h.
De acordo com o prefeito, essas ações foram definidas em reuniões realizadas com o setor produtivo ao longo de terça (23) e quarta-feira (24), e serão detalhas em um decreto com publicação prevista para esta quinta.
— Nos reunimos com setor produtivo e discutimos o decreto que vamos publicar hoje (quinta). Ele não será tão restritivo, mas será obrigatório cumprir. Aquele que não cumprir terá o estabelecimento interditado — disse o prefeito.
Ele também anunciou que a utilização de máscara passará a ser obrigatória na cidade, e que quem descumprir a medida será multado. Além disso, conforme o prefeito, a prefeitura vai disponibilizar um canal de denúncias para que os infratores sejam mais facilmente identificados.
Continua depois da publicidade
Na entrevista, Clésio Salvaro reconheceu que as ações serão mais brandas que as adotadas por cidades como Florianópolis, onde os shoppings e as galerias voltaram a ser fechados por conta de novo avanço da Covid-19.
— São medidas não tão restritivas, mas, de acordo com a Secretaria de Saúde, é o necessário para fretar o avanço da transmissão desse vírus — disse.
— Estamos fazendo uma campanha forte para pedir que as pessoas que fazem parte do grupo de risco fiquem em casa. Nós entendemos que é possível manter a economia acelerada e as UTIs vazias — comentou ainda o prefeito.
Na mesma entrevista, ele também informou que no momento 16 dos 28 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intenstiva) para Covid-19 na cidade estão ocupados.
Continua depois da publicidade
A cidade de Criciúma soma 550 casos de coronavírus e tem 10 mortes pela doença, conforme a última atualização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgada nesta quarta.