O transporte coletivo em Criciúma retornou nesta segunda-feira (8), após quase três meses de suspensão em função do coronavírus. Os ônibus voltaram a circular às 6h30min, e no primeiro dia, a procura dos usuários foi pequena no período da manhã. Conforme o aumento da demanda, as linhas e número de veículos serão ampliados, segundo a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT).

Continua depois da publicidade

Das 75 linhas disponíveis na cidade, 39 estão circulando, conforme a engenheira civil da DTT de Criciúma, Caroline Paim Zanette. A definição foi por eixo de atendimento, para que nenhuma região ficasse sem cobertura. Nos terminais e nos ônibus há disponibilidade de álccol gel e marcação para manter o distanciamento.

Os itinerários dos ônibus estão no site da prefeitura, da Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU) ou no aplicativo para celular Moovit. No app, conforme a localização do usuário, é possível ver qual a parada mais próxima e a linha disponível.

Mudanças para evitar troca de veículo

Alguns ônibus que vem dos bairros para os terminais também têm atuado como expresso, para evitar que a pessoa precise trocar de veículo. O que vem do Mãe Luzia, por exemplo, segue para o Centro sem a necessidade do usuário desembarcar, explica Caroline. A frota está toda disponível, e se houver necessidade, mais carros irão para as ruas para evitar lotação.

Em Criciúma, o pagamento da passagem não pode ser em dinheiro, somente com o CriciumaCard, que pode ser adquirido nos terminais. Segundo Caroline, a avaliação das primeira horas da manhã é que os usuários respeitaram o uso de máscaras, e que nos casos onde estavam sem o equipamento de segurança, foram orientados a colocar para ingressar no ônibus, sem nenhum incidente registrado.

Continua depois da publicidade

Muitas linhas chegaram a circular com menos de 10 passageiros, não passando dos 20, conforme Carolina. Com o retorno das atividades de estágio e laboratórios na Unesc, liberadas pelo mesmo decreto Estadual que regulamenta a liberação do transporte público, também haverá ônibus com horários a partir das 22h, para atender essa demanda.

Confira as medidas a serem adotadas pelos passageiros

– Utilizar máscara de proteção facial.

– Higienizar as mãos com frequência.

– Manter as janelas dos veículos abertas.

– Optar por rotas que evitem trocas de linhas.

– Respeitar as marcações de distanciamento entre as pessoas.

– O ingresso de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos em veículos do transporte público de será proibida.