Os leitos de UTI do SUS destinados ao tratamento do coronavírus estão lotados em Criciúma. A capacidade da unidade de terapia intensiva do Hospital São José atingiu 100% neste domingo (12). Dos 28 leitos, metade está ocupada com pacientes da região de Laguna. Na semana passada, a UTI do Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, também chegou a 100% de ocupação.

Continua depois da publicidade

Até a manhã desta segunda-feira (13), 67 pacientes estavam internados no São José, 28 em UTI e 39 em enfermaria. Desde o início da pandemia, o hospital já ampliou o número de leitos exclusivos para Covid-19, conforme o diretor técnico Raphael Lias Farias. Ele explica que eram 18 leitos de UTI, agora são 28, e que já foi solicitada a habilitação de mais 10.

– Pedimos a habilitação, mas dependemos também de mão de obra, faltam técnicos de enfermagem. Está tudo pronto para mais 10, têm equipamentos, mas a expectativa é que toda região possa ampliar, não somente o São José. Se uma pessoa de Criciúma precisar de leito hoje, vai ter que ir para outra região de saúde – explica Elias.

> Mistério: o que foi o estrondo sentido em Blumenau e região

Conforme os últimos dados do Governo do Estado, divulgados neste domingo (12), Criciúma tem 1182 casos confirmados de Covid-19, e 15 mortes em função da doença.

Continua depois da publicidade

No Hospital São Donato, em Içara, são nove internações para tratamento ou suspeita de coronavírus. Na UTI da cidade vizinha, um homem aguarda resultado do exame, e na clínica, cinco pessoas estão internadas também com suspeita. Outros três casos confirmados estão internados em clínica, conforme dados divulgados na tarde deste domingo (12).