A partir desta segunda-feira (24) os atendimentos eletivos nas Unidades Básicas de Saúde de Criciúma estão suspensos devido ao aumento de casos de Covid-19 na cidade. Os atendimentos médicos de urgência e emergência serão mantidos, mas as consultas que já estavam agendadas também foram suspensas. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, a demanda está maior do que a capacidade de atendimento nas unidades.  

— Com a explosão de casos, a procura de pacientes sintomáticos nas unidades cresceu muito nas últimas semanas, de forma que não é mais possível absorver todos os atendimentos na rede de atenção básica. Por isso estamos suspendendo os atendimentos eletivos, incluindo os já agendados, temporariamente — afirmou o secretário de Saúde, Acélio Casagrande.

Os serviços de enfermagem, vacinação, dispensa de medicação, assistência às gestantes, puérperas, crianças e aos crônicos descompensados não serão suspensos, segundo a prefeitura. 

Continua depois da publicidade

— A mudança ocorrerá em relação aos atendimentos médicos, que, com exceção de urgências, vão ser voltados apenas aos pacientes com sintomas respiratórios — explicou o secretário. 

> Blumenau prevê mais duas semanas de alta de casos de Covid-19, diz secretário

Falta de profissionais 

Muitos servidores da saúde do município também estão entre os positivados com Covid-19 ou gripe. Segundo a prefeitura, nesta segunda-feira há 143 profissionais da saúde afastados por estarem com uma das duas doenças. 

— As unidades de saúde que estão sem profissionais médicos estão orientadas a direcionar o paciente para a ferramenta remota [TeleCovid]. Já para atendimentos de urgência e emergência, o paciente deverá ser encaminhado para a unidade de saúde mais próxima com médico disponível, mediante contato prévio com a equipe de enfermagem — disse Acélio Casagrande.   

Leia também

Calorão faz consumo de energia aumentar 16% em SC

Mulher é levada inconsciente ao hospital após ser agredida pelo companheiro em Blumenau

Motociclista tenta escapar de perseguição policial, bate durante fuga e morre em Navegantes