O Criciúma empatou sem gols com o São Bento, nesta segunda-feira (26), em Sorocaba, pela Série C do Campeonato Brasileiro. Mesmo fora de casa, o resultado teve sabor de derrota diante dos problemas do adversário. Com 15 jogadores infectados pelo coronavírus, quatro lesionados e um suspenso, o time paulista teve, além dos 11 que começaram a partida, apenas um atleta no banco de reservas.

Continua depois da publicidade

O São Bento tentou, sem sucesso, adiar o jogo. Em protesto diante da irredutibilidade da CBF, os atletas entraram em campo de máscara e só a tiraram na hora do apito inicial. A CBF alegou que jogadores machucados ou suspensos não entram na conta sugerida no protocolo.

Jogadores do São Bento protestam antes de enfrentar o Criciúma
Jogadores do São Bento protestam antes de enfrentar o Criciúma (Foto: Miguel Pessoa/Futura Press/Folhapress)

– Hoje se escreve uma página triste no futebol brasileiro. Tenho vergonha de ser treinador – disse Edson Vieira, técnico do São Bento, antes do jogo, segundo o site GE.

Aos 38 do segundo tempo, um momento emblemático. Único reserva do São Bento, o goleiro Lucas Macanhan entrou em campo para jogar na linha, no lugar do atacante Coutinho.

>Brusque empata com o São José em casa e adia a classificação

Continua depois da publicidade

Nem assim o Criciúma soube aproveitar. Pelo contrário. Aos 39 do primeiro tempo, o estreante Helder cometeu falta por trás em Erick Luis. Como já tinha cartão amarelo, o zagueiro foi expulso e deixou o Tigre com 10.

Sem organização, com pouca produção ofensiva, e ainda por cima com um jogador a menos em toda etapa final, o Criciúma saiu de Sorocaba com apenas um pontinho. O suficiente, porém, para terminar a 12ª rodada em quarto lugar no Grupo B, com 16 pontos, o que lhe garantiria a classificação à segunda fase.

No próximo domingo, o Criciúma recebe o Tombense, às 16h, no Heriberto Hülse. Confronto direto: o Tombense também tem 16 pontos e só perde a posição no G-4 pelo saldo de gols.

Situação da Série C

O Brusque lidera o Grupo B, com 27 pontos, e está muito perto da classificação. Ypiranga (21), Londrina (20) e Criciúma (16) completam o G-4. 

Continua depois da publicidade

Em seguida, vêm Tombense (16), Volta Redonda (14), Ituano (14) e São José-RS (13). Na zona de rebaixamento, São Bento (9) e Boa Esporte (9).

No Grupo A, os quatro classificados neste momento seriam Santa Cruz (27), Vila Nova-GO (23), Remo (22) e Ferroviário-CE (17). No bloco intermediário, Manaus (17), Jacuipense (16), Paysandu (15) e Treze (13). Na zona de rebaixamento, Botafogo-PB (11) e Imperatriz (1).

Os oito classificados formarão dois grupos de quatro na segunda fase. Os dois primeiros de cada quadrangular garantirão acesso à Série B.