O Criciúma está em situação difícil na Série B e Guto Ferreira desembarca no Heriberto Hülse. Até aqui o cenário é o mesmo desde 2011, quando o treinador assumiu o comando do Tigre bem antes de ser conhecido no futebol nacional. No entanto, para o duelo das 16h deste domingo (11) contra o Sport, o técnico vai estar na casamata do time visitante, e com nome estabelecido no Brasil.

Continua depois da publicidade

Acompanhe os lances de Criciúma x Sport

Em ressurreição depois de sair da Série C, o Criciúma oscilou na temporada de 2011. Guto Ferreira desembarcou no início da Série B daquele ano para suceder Edson Gaúcho, treinador identificado com o clube e que fez sua última passagem no comando. Guto Ferreira então era um técnico em busca de espaço. Teve de enfrentar uma torcida tricolor desconfiada com o currículo que tinha majoritariamente clubes do interior paulista e exigente por resultados.

O técnico não durou muito no Heriberto Hüle. Foram apenas 11 jogos. Ainda que tivesse o aproveitamento razoável, de 55% por conta de cinco vitórias, três empates e três derrotas, as apresentações da equipe dentro de campo não animaram. Guto Ferreira seguiu sua sina de treinador e com trabalho relevantes, principalmente com a Chapecoense em 2015 e 2016, volta ao Heriberto Hülse em situação bem diferente de quando no estádio chegou, em junho de 2011.

Muito mudou também no Criciúma ao longo dos anos. No entanto, na outra área técnica estará uma figura conhecida de Guto. Comandante interino no Tigre, Wilson Waterkemper era treinador da equipe júnior em 2011. Com a saída de Gilson Kleina, no começo da semana, e sem acerto com um sucessor, recai sobre Wilsão a tarefa de fazer o time começar a sair da zona de rebaixamento e voltar a vencer. São cinco jogos sem triunfos e apenas um ponto somado.

Continua depois da publicidade

Sob o comando do interino Wilsão, o Criciúma pode ter mudanças na frente e a estreia de um novo zagueiro. Por opção, Vinicius deve voltar para o banco e o jovem Reinaldo assume a posição. Lá atrás, Thales estreia ao lado de Derlan, com Sandro cumprindo suspensão e Federico Platero dispensado. No meio, Wilsão precisa definir se quer a velocidade de Eduardo ou a cadência e qualidade na bola parada de Daniel Costa.

Guto Ferreira comandou o Criciúma em 2011
Guto Ferreira comandou o Criciúma em 2011 (Foto: Maurício Vieira, BD 27/06/2011)

FICHA TÉCNICA – Criciúma x Sport

CRICIÚMA

Luiz; Maicon, Thales, Derlan e Marlon; Liel, Foguinho, Wesley e Eduardo (Daniel Costa); Julimar e Léo Gamalho (Reinaldo). Técnico: Wilson Waterkemper (interino).

SPORT

Maílson; Norberto, Rafael Thyere, Adryelson e Éder; Ronaldo, Yago e Sammir; Guilherme, Ezequiel e Hernane. Técnico: Guto Ferreira.

Continua depois da publicidade

ARBITRAGEM: Thiago Duarte Peixoto, auxiliado por Daniel Paulo Ziolli e Alberto Poletto Masseira (trio de SP).

DATA E HORA: às 16h de domingo

LOCAL: Heriberto Hulse.

Leia mais notícias do Criciúma.