A prefeitura de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, anunciou novas restrições para o município nesta quinta-feira (25), como medida ao enfrentamento do novo coronavírus. O decreto, que passa a valer a partir desta sexta-feira (26), inclui a obrigatoriedade do uso de máscara para circulação em via pública e a proibição aos idosos de saírem às ruas, a menos que seja por motivos de trabalho, consultas médicas ou para aquisição de produtos alimentícios e de saúde.

Continua depois da publicidade

Em boletim do governo do Estado desta quinta-feira (25), Criciúma figurava em oitavo na lista de município com mais casos confirmados, somando 569 diagnósticos positivados para a doença e 10 mortes. O município, no entanto, divulga 601 pacientes desde o início da pandemia e já confirmou outras duas mortes, totalizando 12 óbitos.

As medidas foram determinadas, segundo o prefeito Clésio Salvaro, devido ao aumento considerável nos números de pacientes ativos para a Covid-19 e de internados. Em coletiva de imprensa, Salvaro disse que espera bons resultados com as proibições no controle da transmissão da doença:

– As coisas estão piorando e nós temos a certeza que o cumprimento deste decreto vai estancar isso. 

> São José, Palhoça e Biguaçu anunciam novas restrições contra o coronavírus; entenda as regras

Continua depois da publicidade

Para quem descumprir a ordem de uso obirgatório de máscaras em áreas públicas e privadas de uso comum, será aplicada uma multa com valor de R$1.971,70. Nesta mesma semana, Florianópolis também determinou uso das máscaras em todos os espaços públicos e aumentou o valor da multa por descumprimento para R$ 1.250,00. Já os estabelecimentos comerciais que descumprirem as medidas, poderão ser interditados por 10 dias.

> Joinville anuncia medidas de restrição nesta terça; grupos de risco, uso de máscaras e mirante estão na lista

Confira as novas regras

– isolamento domiciliar para idosos a partir de 60 anos, sendo permitido o deslocamento para atendimentos de saúde, trabalho ou aquisição de produtos alimentícios e de saúde.

– proibido consumo de bebidas alcóolicas nas dependências dd conveniências e nos postos de combustíveis 

Continua depois da publicidade

– proibida a aglomeração de pessoas e carros nas dependências e imediações de postos de combustíveis.

– permitida a prática de esportes individuais e com personal trainer em áreas públicas.

– restaurantes e similares ficam abertos para atendimento presencial até às 22h, podendo o cliente permanecer no local até, no máximo, às 23h. Após as 22h, somente na modalidade delivery, retirada na porta ou drive thru.