A pré-temporada do Criciúma começa oficialmente na quarta-feira, data em que o técnico Doriva terá o primeiro contato com o elenco carvoeiro de 2019. Dezoito atletas são aguardados no CT Antenor Angeloni, isso entre reforços e remanescentes da campanha que livrou o time do rebaixamento apenas na última rodada da Série B do Brasileiro.
Continua depois da publicidade
O planejamento enxuto pode aparentar dificuldade para conseguir renovações e contratações para o próximo ano, mas isso não gera desespero nos bastidores do Tigre. Executivo de futebol do clube, Nei Pandolfo considera que está tudo sob controle e caminhando da melhor maneira possível para formar um grupo forte em 2019.
– É o período mais difícil na vida de um clube. É o momento em que os jogadores estão inflacionados, principalmente os que tiverem uma boa temporada. É preciso ter calma e não atropelar o planejamento. Estamos trabalhando sem desespero e tudo caminha bem, dentro da nossa ideia inicial – falou o dirigente.
De reforço confirmado até o momento, somente o meia Daniel Costa, de 30 anos, que neste ano conquistou o acesso às elite do futebol brasileiro pelo CSA. Em 2015, Daniel também conquistou vaga para a Série A, mas com a camisa do Santa Cruz.
Os remanescentes no Tigre são os goleiros Luiz, Vinicius e Ronaldo, os zagueiros Sandro, Nino e Jacy Maranhão, os laterais Carlos Eduardo e Marlon, os volantes Eduardo e Jean Mangabeira, os meia Daniel Costa e Gabriel Honório e o atacante Andrew. Pandolfo reconhece que não é o ideal começar o trabalho sem ter o elenco todo disponível, mas garante que isso será equilibrado na primeira semana de 2019.
Continua depois da publicidade
– Nosso elenco tem no momento 18 jogadores, considerando alguns que estão no departamento médico. A princípio são eles que começam a pré-temporada na próxima semana. Outros estão com os pré-contratos assinados, mas ainda ficam impedidos de terem a mesma data de início de trabalho dos demais porque ainda seguem vinculados aos clubes pelos quais jogaram em 2018. Esses, no caso, chegam ao Criciúma na primeira semana de janeiro – completou.
O trabalho nos bastidores é comandado por Nei Pandolfo juntamente do técnico Doriva e com participação do assessor especial da presidência, o ex-zagueiro Ricardo Rocha. Até o dia 17 de janeiro, data da estreia no Catarinense contra o Figueirense, no Heriberto Hülse, a ideia é ter o grupo preparado e pronto para iniciar um novo momento pelo clube.