O Botafogo não deu chances para o Criciúma acreditar nas próprias forças para se manter na Série A do Campeonato Brasileiro. A equipe catarinense foi derrotada por 3 a 0, neste domingo à tarde, no Maracanã, e teve que contar com um tropeço do Vasco para o Atlético-PR, por 5 a 1, para se manter na Série A.

Continua depois da publicidade

O empate garantia o Tigre, mas a possibilidade começou a cair por terra logo a nove minutos, quando Lodeiro cobrou falta rasante na área. A bola desviou na barreira e tocou em Dória, antes de vencer Galatto. Com a desvantagem, era natural que o Criciúma fosse para cima, mas a rigor, a reação se resumiu a um único lance. Aos 12, João Vitor chutou de fora da área e Jefferson mostrou porque é um goleiro de Seleção Brasileira e praticou grande defesa.

Depois disso, só deu Botafogo. A sorte é que o Atlético-PR abria o placar contra o Vasco, em Joinville, e o Bahia vencia o Fluminense. Aos 35, Elias aproveitou rebote do goleiro Galatto após chute de Edílson para marcar o segundo gol, mas o impedimento já estava marcado na origem do lance. Sem força, o Criciúma assistia o Botafogo criar as melhores chances e ameaçar o gol de Galatto.

A bronca do técnico Argel no intervalo parecia ter dado efeito logo no início do segundo tempo. Mais adiantado, Bruno Renan exigiu nova defesa de Jefferson em chute de fora da área aos quatro minutos. Mas em seguida, veio o lance determinante para a derrota.

Continua depois da publicidade

Lodeiro arrancou com a bola dominada e foi derrubado por João Vitor, que já tinha cartão amarelo. O volante foi expulso, o Tigre ficou com 10 jogadores e passou a ser amplamente dominado. Na cobrança da falta, Edilson acertou o travessão. O time carioca chegava fácil demais no ataque e Seedorf conclui aos 14 para defesa de Galatto. No rebote, Elias balançou a rede, mas estava impedido novamente.

A esta altura, o jogo do Atlético-PR e Vasco já estava paralisado. E o Botafogo continuava em cima. Aos 22, Galatto cedeu novo rebote após chute de Dória, e desta vez, Elias conseguiu aproveitar. Argel ainda tentou criar um fato novo com as entradas de Douglas e o novato Luisinho Melo, mas pouco adiantou. Aos 42, Seedorf subiu mais alto que a zaga e marcou o terceiro gol do Botafogo. Enquanto isso, o Vasco empatava o jogo em Joinville e a permanência na Série A dependia do resultado final em Joinville.

A agonia demorou aproximadamente 80 minutos até que terminou Atlético-PR 5 x 1 Vasco em Joinville. O Tigre está garantido na elite em 2014.

Continua depois da publicidade

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 3

Jefferson; Edílson, Bolivar, Dória, Julio Cesar; Renato, Gabriel, Lodeiro, Seedorf (Hyuri); Rafael Marques (Lima) e Elias (Bruno Mendes)

Técnico: Osvaldo de Oliveira

CRICIÚMA 0

Galatto; Sueliton, Matheus Ferraz, Ewerton Páscoa, Marlon; Serginho (Luisinho), Bruno Renan, João Vitor, Ricardinho (Leandro Brasília); Lins e Wellington Paulista (Douglas)

Técnico: Argel Fucks

Gols: Lodeiro, aos 9 minutos do 1º tempo. Elias aos 22 minutos, e Seedorf aos 42 do 2º tempo.

Amarelos: Ewerton Páscoa, João Vitor, Serginho.

Vermelho: João Vitor, aos 6 minutos do 2º tempo.

Arbitragem: Paulo Cesar de Oliveira, auxiliador por Altemir Hausmann e Pablo da Costa.

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro