O Criciúma derrubou um tabu de seis anos sem vencer o Joinville pelo Campeonato Catarinense no Heriberto Hülse na tarde deste domingo. Com apoio da torcida que compareceu bem ao Estádio, o Tigre contou com uma bela atuação de Lins e de Fabinho para construir a goleada de 3 a 0 sobre o JEC. O domínio foi total dos donos da casa que conseguiram impor a força ofensiva e jogar bem na defesa quando tinha vantagem no placar. Essa também foi a milésima vitória da história do Criciúma que se encerrou aos gritos de olé da torcida.

Continua depois da publicidade

O resultado colocou o Tigre entre os líderes da classificação do returno e deixa time forte para brigar por uma vaga nas semifinais do Campeonato Catarinense 2013. O Joinville volta de Criciúma com um resultado amargo que praticamente elimina o time de uma disputa por título.

Fabinho e Lins fazem a diferença

O Criciúma começou o jogo determinado a fazer valer a vantagem de enfrentar o Joinville em casa. Dono do território, o Tigre jogou avançado com boa movimentação da dupla Fabinho e Lins. Os dois atacantes deram um nó na defesa do Joinville que não conseguia acompanhar a movimentação dos dois jogadores. Ivo e Elton também apareciam bem no meio-campo e levavam a bola com qualidade no ataque.

Continua depois da publicidade

A marcação do Criciúma também se postou avançada, e os atacantes davam carrinhos para recuperar a bola ainda no ataque. A garra mostrada em campo, atiçou a torcida que passou a empurrar o time. O momento era do Tigre, enquanto o JEC corria atrás e parava com faltas. Em uma delas, o Ivo obrigou Ivan a sair do gol após levantar a bola na área.

Aos 17 minutos o ímpeto do Criciúma foi premiado. Elton recebeu belo passe na entrada da área, limpou o lance, mas perdeu o tempo do chute. A zaga do JEC afastou mal e a bola sobrou para quem mais se movimenta em campo. Fabinho entrou na área e foi atropelado pelo zagueiro antes da hora do chute. Pênalti. Marcel cobrou forte no meio do gol e abriu o placar.

Depois o do gol, o Tigre cedeu alguns espaços para o Joinville que chegou bem em duas oportunidades de bola área. Primeiro com Lima, que cabeceou muito bem e exigiu uma bela defesa de Bruno. Logo em seguida, Rafael, também de cabeça subiu mais que todos e colocou a bola com perigo por cima do gol.

Continua depois da publicidade

Apesar dos dois sustos, a torcida do Tigre continuou junto com o time. Não tinha bola perdida para o jogadores do Criciúma. Quando todos achavam que a bola ia sair pela linha de fundo, Lins acreditou, chegou antes e cruzou para Marcel. O centroavante completou de cabeça, mas a bola foi por cima do gol.

Fechou a conta

O Joinville voltou melhor no segundo tempo, mas apenas o suficiente para equilibrar a partida. Como precisava da vitória fora de casa para se manteve vivo no Catarinense 2013, o JEC passou a correr mais e se movimentar mais no ataque. Porém, faltava qualidade para conseguir finalizar a partida. Lima continuava preso entre os zagueiros e Kim não conseguia romper com a organização defensiva do Tigre.

Com a vantagem, o Criciúma também passou a esperar mais pelo Joinville e não fazia a marcação adiantada como no primeiro tempo. A aposta do Tigre passou a ser os contra-ataques. Escolha perigosa para quem vencia apenas por um a zero, mas que deu certo.

Continua depois da publicidade

Na melhor oportunidade que teve, o Criciúma fez jogada rápida pelo lado direito. Da intermediária, Marlon viu Lins, correndo muito pelo lado direito. O jogador fez um belo lançamento e Lins chegou por trás de toda a defesa, livre para marcar o gol de peixinho em um belo mergulho.

Se com 1 a 0 o Tigre se postava na defesa, com dois gols de vantagem, se fechou mais ainda. O Joinville tocava muito a bola no meio campo, mas dependia demais da velocidade de Kim para quebrar a linha de zagueiros. Em uma jogada do atacante, Lima conseguiu chegar para concluir a gol. Porém, a bola explodiu na rede pelo lado de fora.

Já próximo do final do jogo, o Criciúma ampliou a vantagem com Ewerton Páscoa. Lins chutou de fora da área, mas pegou muito mal na bola. O chute sobrou para Ewerton Páscoa que apareceu de surpresa pelo lado esquerdo do ataque. O zagueiro concluiu de primeiro direto para o gol para transformar a vitória em goleada. No fim do jogo, o JEC sem forças assistiu o Criciúma trocar passes ao gritos de olé da torcida.

Continua depois da publicidade

Ficha Técnica:

CRICIÚMA:

Bruno; Sueliton, Matheus Ferraz, Fábio Ferreira, Marlon; Ewerton Páscoa, Elton, Ivo (Gilson); Lins, Fabinho (João Vitor), Marcel (Tiago Durtra)

Técnico: Osvaldo Alvarez

JOINVILLE:

Ivan; Fabinho Capixaba, Diego Jussani, Rafael, Alex Barros; Marcus Vinícius, Ricardinho (Anatole), Artur Maia (Jaílton), Marcelo Costa (Matheus Carvalho); Lima, Kim

Técnico: Arturzinho

Gols: Marcel, Lins, Ewerton Páscoa para o Criciúma

Amarelos: Sueliton (C), Fabinho Capixaba (J).

Arbitragem: Paulo Henrique de Godoy Bezerra, auxiliado por Helton Nunes e Éder Alexandre.

Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma.

Público: 10.560

Renda: R$ 131.195,00