O Criciúma de fato virou a página na Série B 2019 na troca de turno. Vai começar a segunda metade da competição fora da zona de rebaixamento e com novo treinador. Na última terça-feira, a equipe venceu o Oeste por 3 a 1, de virada, e anunciou Waguinho Dias como comandante para a sequência do Campeonato Brasileiro – ele tem contrato até o final do próximo ano.

Continua depois da publicidade

Como no ano passado, o Tigre penou pelo começo ruim na Série B. Em 2018, ganhou na estreia e em seguida foram oito jogos sem vencer. Nesta edição foi apenas uma vitória nas sete primeiras partidas. Novamente o Criciúma luta contra o rebaixamento desde o começo do torneio. Das 19 rodadas até agora, em sete esteve dentro do Z-4.

O returno será de luta contra a degola. O comandante para a missão é o técnico Waguinho Dias, desejo antigo do clube. Apresentado no dia seguinte ao último triunfo pela Série B 2019, o treinador constrói trajetória de sucesso no futebol catarinense há quatro temporadas. Passou por Inter de Lages, Tubarão, Marcílio Dias e Brusque, time que guiou ao título nacional da Série D. No entanto, ele tem conhecimento da segunda divisão do Campeonato Brasileiro, e não apenas por acompanhar a competição.

– Fui treinador em uma Série B, em 2006, com o Guarani. Fui coordenador de futebol do clube e depois trabalhei como técnico. Em 2011 também fui coordenador, Viemos aqui (em Criciúma) e empatamos. Assumi a equipe depois e deixei o time em quinto lugar. Depois voltei à função com o time em 17º. Em campo conseguimos escapar, mas o time perdeu três pontos na Fifa e foi rebaixado. Mas hoje é o maior desafio da carreira e estou preparado para isso – disse na apresentação.

Criciúma no turno da Série B 2019

Campanha:

Continua depois da publicidade

5 vitórias, 6 empates e 8 derrotas

36,8% de aproveitamento

> 2º time em cartões amarelos (58)

Ataque: 14 gols (17º)

Defesa: 20 gols (11º)

Em casa: 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas (10ª campanha)

Fora de casa: 1 vitória, 3 empates e 5 derrotas (16ª campanha)

Maior série invicta: 3 jogos (da 7ª até a 9ª rodada)

Maior série sem vencer: 5 jogos (da 10ª até 14ª rodada)

Probabilidades

Rebaixamento: 35,8%

Acesso: 1,7%

Título: 0,07%

*Fonte: UFMG/Futebol

Leia mais notícias do Criciúma.