Um Criciúma com atitude dentro de casa, para garantir a primeira vitória na Série B do Campeonato Brasileiro e iniciar a reconciliação com o torcedor. Os três pontos conquistados no 1 a 0 diante do Guarani, na noite desta terça-feira (21), fazem o Tigre subir quatro posições na tabela e deixar a zona de rebaixamento. O resultado levou o time catarinense para a 14ª, e manda o Bugre para a 15ª colocação.

Continua depois da publicidade

Com a pressão em busca dos três pontos, o Tigre começou o jogo com pegada, sem dar espaço para o adversário. Aos quatro minutos, Vinicius pegou Ferreira de surpresa na saída de bola no Guarani, mas o zagueiro conseguiu se recuperar.

O Guarani chegou logo depois com Arthur Rezende de fora da área, mas Paulo Gianezini segura firme. Aos 10, Léo Gamalho mandou uma bomba, também de fora, mas Giovanni não toma conhecimento e os donos da casa abrem o placar.

O gol deu tranquilidade para o Tigre, que manteve o domínio da posse de bola na etapa inicial. O visitante buscava o empate, mas não conseguiu chegar com perigo. Aos 27, Marcus Vinicius recebeu cruzamento e de frente para o gol, sem goleiro, conseguiu mandar para fora. O esquema com três no meio campo e dois alas deu segurança para o setor defensivo, que conseguiu se portar bem e anulou as tentativas de ataque do Bugre.

Nos primeiros instantes do segundo tempo, Derlan faz segunda falta para amarelo e foi expulso. Com um homem a menos, o Criciúma precisou redobrar as atenções, já que o Guarani voltou mais ligado. Com Diego Cardoso, Ricardinho, Arthur e Eder Luís, o visitante chegou com perigo, mas Paulo Gianezini garantiu as defesas. O Bugre pressionou bastante, mas volta para Campinas com mais uma derrota na bagagem.

Continua depois da publicidade

Pela sexta rodada, o Criciúma viaja até o interior de São Paulo onde encara o Botafogo, que briga pela liderança da competição. O Tigre tem dez dias para se preparar para o jogo, que pode marcar a entrada definitiva do time catarinense na competição. Os dois duelam no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, às 16h30min de sábado, 1º de junho.

FICHA TÉCNICA

Gols: Léo Gamalho, do Criciúma, aos 10 minutos do primeiro tempo.

Cartões amarelos: Derlan, Vinicius, Paulo Gianezini, Léo Gamalho, do Criciúma. Arthur, Mateusinho, do Guarani.

Cartões vermelhos: Derlan, do Criciúma. Mateusinho, do Guarani.

CRICIÚMA – 1

Paulo Gianezini; Maicon (Léo Santos), Derlan e Sandro; Marcus Vinicius (Liel), Adilson Goiano, Eduardo, Wesley e Marlon; Vinicius (Andrew) e Léo Gamalho. Técnico: Gilson Kleina.

GUARANI – 0

Giovanni; Léo Principe, Xandão, Ferreira e Giaretta; Deivid (Rondinelly) e Ricardinho; David Souza (Mateusinho), Arthur e Eder Luís; Diego. Técnico: Vinicius Eutrópio.

Continua depois da publicidade

Arbitragem: Antonio Dib Moraes de Sousa, auxiliado por Márcio Iglésias Araújo Silva e Alisson Lima Damasceno (trio do PI).

Local: Estádio Heriberto Hülse – Criciúma.

Público: 3.022.

Renda: R$ 52.155.