De olho na classificação direta para a segunda fase, o Criciúma estreia na Copa do Brasil, diante do Tupi, no Estádio Mario Helênio, em Juiz de Fora (MG), às 20h30min desta quarta-feira. Se vencer por dois gols de diferença, a equipe do técnico Leandro Machado elimina o jogo da volta, evita o desgaste do calendário e ganha mais tempo para treinar.

Continua depois da publicidade

Siga o jogo pelo Minuto a Minuto às 20h30

A delegação do Tigre viajou na segunda-feira e terça-feira à tarde os jogadores fizeram o último treino antes da partida. Sem Basílio, que precisa cumprir suspensão imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) por uma expulsão na Série B em 2008, a equipe tem o retorno de Paraná ao meio-de-campo.

O técnico Leandro Machado só não adiantou a formação tática da equipe, que pode atuar com dois ou três jogadores na zaga.

A equipe está consciente da importância da 11º participação do Criciúma na Copa do Brasil, competição que abriu portas para o clube no cenário nacional com a conquista de 1991. O regulamento é outro detalhe que serve de motivação para os atletas, de acordo com o volante e capitão Luis André.

Continua depois da publicidade

– Temos que ter cuidado para não levar gols e adotar a cautela, mas se a gente puder definir no jogo, vamos definir – disse o volante, que confia na boa fase do ataque tricolor, o melhor do Estadual.

O tricolor do Sul, atual campeão do turno, já foi campeão do torneio nacional, mas sofreu o descenso da Série B para a C. Portanto, a participação na competição que vale vaga para a Libertadores é uma janela aberta para a reconstrução histórica do clube, ou para escancarar uma dura realidade. O desafio está lançado.