A colocação dos clubes na primeira fase sugere um duelo equlibrado na retomada do Campeonato Catarinense após 115 dias de paralisação forçada pela pandemia de coronavírus. O confronto entre o quinto colocado, Criciúma, e o quarto, Marcílio Dias, abre a rodada de ida das quartas de final, às 19h, no Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma. O jogo de volta será domingo, às 11h, em Itajaí.

Continua depois da publicidade

Isso, se o que está marcado for mesmo confirmado. Uma das premissas do governo de SC para a retomada do Catarinense coloca esse jogo na berlinda: o técnico Moisés Egert, do Marcílio, testou positivo para Covid-19 e está fora. A portaria publicada na segunda-feira (6) pela Secretaria da Saúde diz que todos os que trabalham com ele também deveriam ser isolados. Ou seja, pelo texto, ao pé da letra, o Marinheiro não teria time para colocar em campo. A Federação Catarinense, contudo, anunciou a realização de testes rápidos em todos para confirmar o jogo.

O Criciúma quer abrir vantagem para decidir a vaga com mais conforto em Itajaí. Jogar em casa, porém, não tem sido garantia de bons resultados neste ano. A única vitória em cinco jogos no Heriberto Hülse foi na estreia, 2 a 1 sobre o Concórdia, lá em 22 de janeiro. Depois, foram três empates e uma derrota, e a classificação só foi garantida graças aos sete pontos conquistados em quatro partidas fora.

Sem contar com alguns reforços contratados de clubes catarinenses para a Série C, o técnico Roberto Cavalo deve estrear o atacante Jean Dias. Provável time do Tigre: Agenor; Victor Guilherme, Rodrigo Milanez, Vitão e Kaike; Adenilson, Foguinho, Eduardo e Carlos César; Jean Dias e Léo Ceará. 

No Marcílio, o auxiliar Teco substitui Moisés à beira do gramado e deve comandar o seguinte time: Belliato; Rodrigo Ferreira, Wallace, Magrão e Paulinho; Daniel Pereira, Diego Silva e Guilherme Pitty; Anderson Ligeiro, Hélio Paraíba e Medina. 

Continua depois da publicidade

Ao contrário do Tigre, o Marinheiro foi um time caseiro na primeira fase: longe de Itajaí, somou apenas dois pontos em quatro partidas. A novidade é a estreia do atacante Hélio Paraíba, contratado durante a pralisação.

A arbitragem será de Diego da Costa Cidral, auxiliado por Kleber Lúcio Gil e Antonio Lourival da Luz. 

O site globoesporte.com acompanha a partida em Tempo Real. 

Curiosidade

Ataques e defesas de Marcílio Dias e Criciúma tem os mesmos números na primeira fase: 9 gols marcados e 9 gols sofridos em 9 jogos cada um.

Campanha do Criciúma: 

5º lugar

13 pontos

3 vitórias

4 empates

2 derrotas

9 gols marcados

9 gols sofridos

Campanha do Marcílio Dias

4º lugar

15 pontos

4 vitórias

3 empates

2 derrotas

9 gols marcados

9 gols sofridos

Confronto na 1ª fase:

Criciúma 1 x 1 Marcílio Dias

2/2/2020, pela 4ª rodada, no Estádio Heriberto Hülse