Criciúma e Figueirense ficaram na igualdade no duelo catarinense desta quinta-feira no Estádio Heriberto Hülse, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Os donos da casa foram superiores no primeiro tempo e abriram o placar, mas não seguraram a pressão alvinegra na etapa final e a partida acabou em 1 a 1.

Continua depois da publicidade

A igualdade não colaborou para as pretensões de nenhuma equipe. O Figueira continua fora do G-4, na sexta posição, e o Criciúma segue patinando dentro da zona de rebaixamento, em 18º.

Criciúma domina o primeiro tempo

O Criciúma começou o jogo com mais presença no ataque e marcação alta. Nos dez primeiros minutos, o Tigre tentou, sem sucesso, penetrar na defesa do Figueirense, que adotou postura mais cautelosa no início e teve dificuldades para sair de trás.

Continua depois da publicidade

O Alvinegro teve uma baixa logo no começo. O volante Pereira trombou com o companheiro de equipe Nogueira numa bola disputada pelo alto, caiu de mau jeito e saiu de campo sentindo fortes dores no ombro. Ele chegou a ser levado até a ambulância, mas não precisou ir ao hospital.

A primeira boa oportunidade do jogo veio aos 12 do primeiros tempo, com os donos da casa. João Paulo arriscou uma bomba de fora da área, mas Denis estava atento e espalmou. Cinco minutos depois, foi a vez de Vitor Feijão tentar algo parecido, mas o goleiro do Furacão mostrou segurança mais uma vez.

Aos 19, João Paulo arriscou de longe novamente e quase encobriu Denis, que estava adiantado, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Continua depois da publicidade

O Figueirense pareceu se acertar. Aos 26, em jogada pelo lado direito, Ferrareis entrou na área e chutou com força, quase sem ângulo, obrigando Luiz a fazer boa defesa.

Mas o Criciúma continuou superior e abriu o placar. João Paulo recebeu no meio do campo e avançou em velocidade, deixou um zagueiro para trás e ficou frente a frente com Denis. No um contra um, melhor para o atacante do Tigre, que fuzilou no canto esquerdo do goleiro.

A partida ficou mais equilibrada após o gol carvoeiro, mas o 1 a 0 no placar permaneceu no que restou do primeiro tempo. No fim, o Figueirense chegou a mandar a bola para dentro do gol, mas a arbitragem assinalou corretamente um impedimento de Nogueira, após uma cobrança de falta pelo lado direito alvinegro.

Continua depois da publicidade

Figueira pressiona na segunda etapa

Depois do intervalo, os papéis se inverteram.

O Figueirense voltou pressionando mais o Criciúma no segundo tempo. Logo no terceiro minuto, André Luis recebeu um cruzamento da esquerda e cabeceou bem, mas a bola saiu à direita do gol defendido por Luiz.

Com o passar do tempo, os visitantes foram se lançando ao ataque e acuaram os donos da casa no campo defensivo. As finalizações pararam no goleiro do Tigre ou não tiveram direção.

A primeira chance mais clara veio aos 19 minutos. Após um cruzamento da esquerda, a bola cobrou para Nogueira. De dentro da área, o zagueiro alvinegro chutou com o gol aberto, mas Eduardo estava no lugar certo, em cima da linha, para cabecear e mandar para escanteio.

Continua depois da publicidade

O Alvinegro ganhou ainda mais fôlego no ataque com a entrada de Felipe Amorim. Foi ele quem sofreu a falta pelo lado direito que deu origem ao gol de empate, aos 30 minutos. Também foi ele quem cobrou a falta no segundo pau, onde chegou Nogueira para completar para dentro do gol.

O Figueira seguiu pressionando depois de empatar. Vendo o time recuado, Mazola Júnior tentou reverter a situação com Andrew e Alex Maranhão do meio para frente. As mudanças até melhoraram o Criciúma no que restou da primeira etapa, mas não o suficiente para devolver a vantagem no placar. Os visitantes também pareceram se contentar com o empate no fim do jogo e se arriscaram pouco.

Próximos jogos

O Figueirense receberá o Oeste no Orlando Scarpelli na próxima segunda-feira (9), às 20h30min. O time de Barueri foi derrotado em casa nesta quinta pelo Guarani. Renan Mota e Nogueira estão suspensos pelo terceiro amarelo.

Continua depois da publicidade

Já Criciúma volta a campo só na sexta-feira da semana que vem, dia 13. O oponente será o Goiás, que vem de vitória sobre o Avaí na Ressacada. O jogo será às 20h30min no Estádio Olímpico, na capital goiana. João Paulo e Marlon levaram o terceiro cartão amarelo e estão suspensos.

FICHA TÉCNICA

CRICIÚMA – 1

Luiz; Sueliton, Nino, Fábio Ferreira e Marlon; Eduardo, Marlon Freitas (Jean Mangabeira), Luiz Fernando (Andrew) e Elvis (Alex Maranhão); Vitor Feijão e João Paulo. Técnico: Mazola Júnior.

FIGUEIRENSE – 1

Denis; Diego Renan (Felipe Amorim), Cleberson, Nogueira e Guilherme Lazaroni; Zé Antônio, Pereira (Matheus Sales), João Paulo (Juninho), Renan Mota e Ferrareis; André Luis. Técnico: Milton Cruz.

Continua depois da publicidade

ARBITRAGEM: Vinicius Furlan, auxiliado por Herman Brunel Vani e Luiz Alberto Andrini Nogueira (trio de SP)

GOLS: João Paulo, aos 29 do 1ºT (C). Nogueira, aos 30 do 2ºT.

CARTÕES AMARELOS: João Paulo, Marlon, Luiz Fernando e Sueliton (C). Nogueira, Renan Mota e Matheus Sales (F).

PÚBLICO E RENDA: 2.528, para renda de R$ 50.930

LOCAL: Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)

DATA E HORÁRIO: às 21h desta quinta-feira

Veja a tabela da Série B do Brasileiro

Mais notícias do Criciúma e Figueirense