Duelo catarinense pelo Campeonato Brasileiro. Criciúma e Figueirense se enfrentam às 11h deste sábado pela Série B do Campeonato Brasileiro, no Heriberto Hülse. O confronto matinal opõe times do mesmo estado e que também estão há duas rodadas sem vencer. O Tigre vem de dois jogos no Nordeste com duas derrotas por 2 a 0, para Vitória e CRB. O Figueira empatou em casa com o Londrina e perdeu para o Paraná. No Sul de Santa Catarina, a vitória é prioridade e as equipes contam seus protagonistas para que a matinê tenha final feliz.
Continua depois da publicidade
O Criciúma está entre os que mais tomaram gols. Com 12 sofridos em 11 jogos, figura com 15ª defesa da Série B. Para tentar mudar esse cenário, o zagueiro Sandro retorna no lugar de Federico Platero, que falhou nos últimos dois jogos. O volante Eduardo também está de volta, depois de cumprir suspensão automática. Quem fica de fora é o volante Liel, que foi expulso na derrota para o CRB, por 2 a 0, fora de casa. Outra baixa é a do técnico Gilson Kleina, que não estará na área técnica. Ele levou o terceiro cartão amarelo em Maceió e não pode comandar o time nessa partida.
Há quatro meses no Criciúma, o centroavante Léo Gamalho é a esperança de gol do tricolor. Dos oito jogos que fez pela Série B, balançou a rede quatro oportunidade, além de marcar um pelo Catarinense. Depois de uma pequena lesão na panturrilha direita e desfalcou o time em três rodadas do Campeonato Brasileiro, Léo vai encarar a terceira defesa menos vazada da competição, com sete gols sofridos. Para complicar os alvinegros, o jogador de 33 anos tem duas características a seu favor: a bola aérea e a presença de área.
O Figueirense tem uma baixa significativa para o confronto no Sul de Santa Catarina. Referência do ataque alvinegro, Rafael Marques bateu a cabeça no gramado no jogo passado, a derrota por 1 a 0 para o Paraná, e cumpre os protocolares cinco dias de repouso por causa de concussão, conforme prevê protocolo da Fifa. Por isso o técnico Hemerson Maria não poderá repetir a escalação pela quinta vez. Sem João Diogo, negociado com o Atlético-MG, o substituto é Matheus Lucas, que faz sua terceira partida como titular na Série B. Não deve haver alteração em outros setores.
Sem Rafael Marques, o grande nome do ataque do Figueirense é Willian Popp. Não pelo faro de gol, afinal são apenas três em 23 jogos em toda a temporada. É que o meia-atacante pode abrir o caminho para as redes. Jogando fora de casa, o Alvinegro deve se inclinar ao jogo de contragolpe e Popp demonstrou nesta Série B que tem a capacidade de fazer jogadas de velocidade e romper linhas defensivas. Ele ainda conta com chute de fora da área. Uma das duas vitórias do Figueira sobre o Criciúma no último Catarinense teve golaço do jogador.
Continua depois da publicidade
FICHA TÉCNICA – Criciúma x Figueirense
CRICIÚMA
Luiz; Marcos Vinicius, Sandro, Derlan e Marlon; Adilson Goiano, Eduardo, Wesley e Reis; Léo Gamalho e Vinícius. Técnico: Gilson Kleina.
FIGUEIRENSE
Denis; Victor Guilherme, Alemão, Ruan Renato e Matheus Destro; Zé Antônio, Betinho e Tony; Fellipe Mateus, Willian Popp e Matheus Lucas. Técnico: Hemerson Maria.
ARBITRAGEM: Flávio Rodrigues de Souza, auxiliado por Alex Ang Ribeiro e Luiz Alberto Andrini Nogueira (trio de SP).
DATA E HORA: às 11h de sábado.
LOCAL: Heriberto Hülse, em Criciúma.