O Criciúma foi derrotado pelo Goiás, por 1 a 0, neste domingo, e amargou a segunda derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro da Série A. No jogo disputado no Estádio Juscelino Kubitschek, em Itumbiara, o Tigre sentiu a falta do meia Paulo Baier, não teve força ofensiva e foi castigado nos minutos finais pela equipe treinada por Ricardo Drubscky, que comandou a equipe catarinense no Estadual.

Continua depois da publicidade

.: Acompanhe o minuto a minuto do jogo

? Confira os detalhes da história dos catarinenses no Campeonato Brasileiro

Sem Paulo Baier e Ricardinho, que sentiu uma lesão no sábado e foi substituído pelo volante Rodrigo Souza, o Criciúma entrou no gramado do Estádio Juscelino Kubitschek com a missão de buscar a primeira vitória no Brasileiro. Mais do que os três pontos, o resultado também poderia aliviar a pressão sobre o técnico Caio Júnior que, até o começo da partida, tinha uma aproveitamento de 37% em 11 jogos (três vitória, um empate e cinco derrotas) no comando da equipe. No Goiás, os desfalques eram o volante Carlos Alberto e o zagueiro Valmir Luccas.

Continua depois da publicidade

O jogo

As duas equipes começaram o jogo de forma cautelosa. O primeiro chute a gol aconteceu aos 9 minutos, quando o zagueiro Jackson arriscou de fora da área para defesa tranquila de Bruno. A resposta do Tigre foi imediata, com João Vitor, que bateu colocado para defesa firme de Renan. Aos poucos o Goiás foi mantendo maior posse de bola, explorando o apoio do lateral-esquerdo Lima, revelado na base do Tigre. Mas aos 17, o novato Bruno Lopes foi lançado na área e tentou cavar o pênalti na saída do goleiro Renan. O árbitro Renan Roberto de Souza não marcou pênalti e ainda amarelou o atacante do Tigre por simulação.

Sem inspiração e um jogador que fosse capaz de fazer a diferença, aos pouco o Criciúma passou a ser envolvido pelo toque de bola da equipe goiana. Tanto que aos 30 minutos, David driblou três jogadores na entrada da área e Bruno teve que sair do gol para fechar o ângulo e salvar o Tigre na conclusão do meia do Goiás. Em seguida foi a vez de Tiago Real arriscar de fora da área e ameaçar o goleiro do Tigre. Os dois lances despertaram o time catarinense que teve a primeira boa chance aos 35 minutos, com Bruno Lopes, mas o chute saiu mascado e facilitou a defesa de Renan. Um minutos depois, na primeira jogada de linha de fundo do Criciúma, Giovanni cruzou na medida e Bruno Lopes desviou para o gol, levando perigo para o goleiro do Goiás, que ainda faria duas grandes defesas. Na primeira, após cabeceio de Escudero para o chão. No rebote, após novo cruzamento, Bruno Lopes testou no ângulo e Renan saltou para espalmar para escanteio.

Segundo Tempo

O Goiás voltou com uma mudança, com a entrada de Ramon em lugar de João Paulo. A troca deu ao time de Ricardo Drubski mais ambição ofensiva e a dupla de zaga formada por Fábio Ferreira e Escudero teve que trabalhar para rebater os sucessivos cruzamentos para na área. Então, o técnico do Criciúma Caio Júnior não demorou para fazer a primeira alteração e promover a estreia de Cristiano, goleador do Campeonato Paranaense, em lugar de Bruno Lopes. Em seguida, Cortez entrou no lugar de Giovanni, e o jogo ficou mais equilibrado.

Continua depois da publicidade

A superioridade das defesas sobre os ataques predominou e as duas equipe não correram muitos riscos. Sem inspiração, o Tigre tentava explorar alguns espaços com as arrancadas de Silvinho, quase sempre paradas com falta. Percebendo a chance de sair de Itumbiara com vitória, Caio Júnior ainda apostou na entrada de Lulinha em lugar do estreante volante Rodrigo Souza. Mas foi outro jogador que saiu do banco que começou a mudar o destino da partida. Aos 30, Welliton Júnior arriscou de fora da área e o chute saiu desviado pela linha de fundo. Aos 37, o jogador apareceu pelo lado direito de ataque e deu passe para Amaral completar para o gol sem defesa para Bruno. Com a derrota parcial, o Tigre finalmente foi para o ataque, mas o Goiás conseguiu segurar o resultado e conquistou sua primeira vitória no Brasileiro da Série A.

Na terceira rodada, o Criciúma recebe o Figueirense, no próximo domingo, às 16h, no Estádio Heriberto Hülse, enquanto o Goiás vai a Belo Horizonte enfrentar o Atlético-MG, às 18h30min, no Estádio Independência.

FICHA TÉCNICA

GOIÁS (1)

Renan; Vitor (Welliton Júnior), Jackson, Pedro Henrique e Lima; Amaral, Tiago Mendes, Davi e João Paulo (Ramon); Tiago Real e Araújo (Assuério).

Continua depois da publicidade

Técnico: Ricardo Drubsky

CRICIÚMA (0)

Bruno; Eduardo, Fábio Ferreira, Escudero e Giovanni (Cortez); Serginho, Rodrigo Souza (Lulinha), João Vitor e Wellington Bruno; Bruno Lopes (Cristiano) e Silvinho.

Técnico: Caio Júnior.

Gols: Amaral, aos 37 minutos do 2º tempo.

Amarelos: Bruno Lopes (C)

Arbitragem: Renan Roberto de Souza (PB) auxiliado por Fábio Pereira (TO) e Edsson Márcio Leal (BA)

Local: Estádio Juscelino Kubitschek, em Itumbiara (GO)