Criciúma, no Sul de Santa Catarina, decretou situação de emergência nesta quinta-feira (11) após a passagem do ciclone, que atingiu o Estado na quarta-feira (10) e deixou mais de 300 pessoas afetadas na cidade.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do DC no Telegram
Segundo a prefeitura, 65 ocorrências foram registradas — entre alagamentos e queda de árvores. Pelo menos 40 pessoas ficaram desalojadas e 30 seguem desabrigadas e acolhidas em um ginásio da cidade.
O município registrou nos últimos dias 167 milímetros de chuva, sendo 127 milímetros apenas entre terça (9) e quarta-feira (10). O volume está entre os 20 maiores acumulados nas cidades de SC durante a passagem do ciclone. Os bairros mais afetados foram Sangão e Vila Francesa, apesar de alagamentos terem sido registrados também em outros lugares da cidade.
> Região Sul de SC é a mais atingida pelas fortes chuvas causadas por ciclone
Continua depois da publicidade
O decreto, de acordo com o prefeito Clésio Salvaro (PSDB), foi publicado para que a volta à normalidade seja acelerada e haja um apoio instantâneo aos moradores afetados.
— Uma união de esforços para acolher a população o mais breve possível e buscar minimizar os danos — afirmou.
De acordo com Salvaro, uma ação para que a situação se normalize deve ser iniciada assim que o nível dos rios baixarem. O rio Sangão chegou a transbordar ainda na terça-feira e deixou famílias ilhadas nos bairros próximos.
— Vamos desassorear o rio Sangão. Estive reunido com o procurador do Ministério Público Federal (MPF), Dermeval Ribeiro Vianna Filho, onde falamos sobre a intervenção. Uma ação essencial para que não tenhamos mais prejuízos no futuro — afirmou o prefeito.
Continua depois da publicidade
Na quarta-feira, aulas de seis escolas do município foram suspensas.
- Maria de Lourdes Carneiro, no bairro Vila Francesa;
- Judite de Oliveira, no bairro Sangão;
- Linus João Rech, no bairro Paraíso;
- Antônio Minotto, no bairro São Roque;
- Hercílio Amante, no bairro Floresta;
- Marcílio Dias San Thiago, no bairro Vila Manaus.
Veja vídeo da situação na cidade
Ciclone atingiu toda SC
A chuva intensa e a ventania que atingiram Santa Catarina na quarta-feira provocaram deslizamentos, alagamentos de ruas e queda de muros em 51 municípios do Estado. O mau tempo ocorreu por influência de um ciclone que se deslocou sobre o mar no Sul do país.
Mais de 10 cidades decretaram situação de emergência. A primeira foi Penha, no Vale do Itajaí.
Leia também
Ciclone em SC deixa rastro de destruição; veja fotos e vídeos
Região Sul de SC é a mais atingida pelas fortes chuvas causadas por ciclone