A Prefeitura de Criciúma decretou Situação de Calamidade Pública na cidade, diante do aumento de casos de Covid-19 e lotação dos hospitais. Nesta semana, a cidade ultrapassou 10 mil casos de coronavírus desde o início da pandemia. O último boletim epidemiológico apontou que, atualmente, 1.321 residentes da cidade estão infectados. 

Continua depois da publicidade

> Com mais 47 mortes por coronavírus, SC supera a marca de 3,6 mil óbitos

Em entrevista à NSC TV Criciúma, o prefeito Clésio Salvaro afirmou a partir deste sábado (28), o hospital de retaguarda, montado na antiga casa de saúde do Rio Maina, vai receber pacientes positivados. Serão abertos 102 leitos de enfermaria, para os casos de internação clínica. Segundo o prefeito, a nova unidade hospitalar deve ajudar, mas “a maior problemática agora está na contratação de profissionais”. 

> Estoque de cloroquina encalhado em Blumenau é suficiente para 100 anos de demanda

Nesta sexta-feira (28), às 15 horas, os prefeitos atuais e eleitos na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), vão se reunir para decidir as novas medidas de combate à pandemia. O objetivo é unificar as ações nos 12 municípios da região. 

Continua depois da publicidade

Hospitais de SC lotados  

Nesta, quarta-feira (25), Santa Catarina atingiu o índice mais alto de ocupação dos leitos de terapia intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde durante a pandemia de coronavírus, com taxa de ocupação de 84,4%.  

Em documento enviado ao governo catarinense nesta quinta-feira, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina alertou sobre o “risco iminente de colapso” no sistema de saúde do Estado por conta do agravamento da pandemia de coronavírus. O órgão citou a taxa de ocupação de leitos de UTI e a a situação do mapa de risco, que aponta 13 das 16 regiões em alerta gravíssimo para a doença