Nesta terça-feira, a cidade de Criciúma, no Sul do Estado, completou 135 anos de colonização, com direito a feriado municipal e festa com bolo, brinde e show pirotécnico. A principal comemoração, por conta da Prefeitura, aconteceu na Praça Nereu Ramos, no centro do município, com celebração religiosa na Catedral São José com direito a “Parabéns a Você” executado pela Orquestra Sinfônica de Criciúma.
Continua depois da publicidade
Iniciada por um concerto do músico Zedequias Senado no órgão da catedral, a programação foi prestigiada por numeroso público composto por cidadãos e autoridades municipais.
Organizada pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC), a celebração incluiu ainda a participação de descendentes das 22 primeiras famílias italianas que desembarcaram na cidade em 1880, da Associação Coral de Criciúma, da União das Etnias e o Grupo de Terno de Reis do Balneário Rincão.
O prefeito Márcio Búrigo enalteceu o resgate histórico do município, que hoje é habitado por 205 mil pessoas.
-Temos muito a celebrar neste dia tão especial. O desenvolvimento da nossa cidade iniciou com a chegada das 22 famílias italianas que cruzaram o oceano em busca de uma vida melhor e, ao chegar aqui, tiveram que lutar contra as mais variadas adversidades e trabalhar muito. Os imigrantes plantaram as sementes que nos rendem excelentes frutos – comentou.
Continua depois da publicidade
Autoridades e cidadãos de Criciúma prestigiaram o corte do bolo e brinde aos 135 anos do município
Foto: Milena Santos/ SECOM Prefeitura de Criciúma
O presidente da FCC, Daniel Freitas, acredita que Criciúma, a maior cidade entre Florianópolis e Porto Alegre, se tornou referência regional por suas características marcantes.
– As pessoas que aqui chegam se sentem bem acolhidas, e por esse motivo se instalam na cidade, tornando-a assim sua terra de coração. O empreendedorismo, a qualidade de vida e a grande oferta de trabalho não param de crescer. Comemoramos, sobretudo, a força do nosso município e o amor que temos por ele. Nascidos aqui ou não – concluiu.