O Criciúma venceu o Brusque por 1 a 0 na tarde deste sábado (1º), em confronto de ida das finais do Campeonato Catarinense, no estádio Heriberto Hülse. A decisão terá a partida de volta no próximo sábado (8), desta vez no Augusto Bauer, casa do time quadricolor.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Dominante ao longo de quase toda a partida e premiado com um gol já perto do fim, o Criciúma deu um importante passo para recuperar de vez o orgulho na competição, um ano depois de ter disputado a segunda divisão catarinense.
Já o Brusque, que ainda não havia perdido no Estadual, deu adeus à possibilidade de vencer o torneio invicto, o que não ocorre já há 66 anos, mas ainda vê em aberto a chance do título.
Assim como a partida de ida, o segundo confronto vai contar com transmissão da NSC TV, da CBN Floripa, da CBN Joinville e do ge SC, sendo em formato de tempo real neste último caso.
Continua depois da publicidade
Como foi a partida de ida das finais
Apoiado pela grande maioria dos 16.796 torcedores presentes no estádio em Criciúma, o clube carvoeiro deu o tom do jogo logo aos 12 segundos, pressionando o Brusque e levando perigo ao goleiro Matheus Nogueira em um ataque rápido.
Aos três minutos, o Criciúma emendou já uma segunda chance perigoso, ao parar no travessão em chute cruzado de Rômulo de dentro da área.
Com dez minutos de partida e ainda sob pressão do mandante, o Brusque ouviu bronca do técnico Luizinho Lopes, que pedia mais tempo de sua equipe com a bola.
O clube quadricolor seguiu, no entanto, acuado em sua defesa, chegando ao ataque só aos 23 minutos, com chute rasteiro de Wallace após cobrança de escanteio.
Continua depois da publicidade
Ainda na etapa inicial, o Criciúma ofereceu riscos ao adversário com finalizações de Marcinho, Marcelo Hermes e Éder. Este último exigiu grande defesa de Matheus Nogueira em chute forte de fora da área já nos acréscimos.
Na volta do intervalo, a equipe da casa diminuiu o ímpeto, o Brusque recuperou o tempo da bola, e o jogo ficou mais lento, picado por faltas mais duras.
Aos 11, Everton Bala parou no goleiro Gustavo. A melhor chance dos visitantes veio, no entanto, três minutos depois, quando Guilherme Queiroz finalizou por cima do gol.
Na metade final do segundo tempo, o Criciúma voltou a dominar as ações da partida, mas em ritmo mais lento do que o da etapa inicial e correndo menos riscos.
Continua depois da publicidade
O gol da vitória só saiu, enfim, aos 45 minutos da etapa final. Lohan, que havia saído do banco de reservas para ocupar o posto do veterano atacante Éder, eleito o craque do jogo, recebeu passe no centro da grande área e bateu para marcar.
Mesmo após a bola ir às redes, os torcedores carvoeiros precisaram esperar cerca de três minutos para comemorar, tempo para o árbitro de vídeo confirmar posição legal de Lohan. A partida terminou com o Criciúma ainda no controle da posse da bola e sob festa da torcida.
Leia mais
Criciúma x Brusque: torcedores vão escolher o craque da primeira partida da final