Com uma vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, na estreia pela Copa Sul-Americana, o Criciúma afasta o jejum de sete jogos e os ares de crise. Sob o comando do interino Wilsão, o time se mostrou completamente diferente, com garra e superioridade em campo.

Continua depois da publicidade

.: Leia mais notícias do Criciúma

.: Confira a tabela da Sul-Americana

Antes do gol de Silvinho, aos 15 minutos, o Criciúma ficou 382 minutos sem marcar. A última vitória havia sido sobre o Fluminense, por 3 a 2, no retorno após a Copa do Mundo. O ritmo embalou até mesmo o ânimo de Paulo Baier, que vinha jogando 15 minutos por jogo e nesta quinta-feira atuou até os 41 minutos do segundo tempo.

Continua depois da publicidade

A expectativa é que a mesma empolgação continue no jogo da volta, às 20h da próxima quinta-feira, no Morumbi e no próximo compromisso do Campeonato Brasileiro, contra o Sport, em Recife neste domingo, às 16h. Com um empate o Tigre garante a vaga na próxima fase da Sul-Americana.

O jogo

Com o meia Paulo Baier adiantado, ao lado de Silvinho e Lucca, era como se o Criciúma estivesse com três atacantes. E eles foram ao ataque. Aos 15 minutos, Silvinho aproveitou uma falha de Lucão, arrancou com velocidade, chegou na área do São Paulo e abriu o placar com um balaço de pé esquerdo. O atacante tentou novamente logo em seguida, mas desta vez Lucão afastou.

Até os 25 minutos, o São Paulo não tinha finalizado, embora tivesse mais posse de bola. Foi de surpresa que, aos 27 minutos, Michel Bastos cruzou na área certinho para Alexandre Pato, que estava livre e empatou a disputa.

Continua depois da publicidade

Paulo Baier fez um belo gol de calcanhar aos 35 minutos, mas a arbitragem assinalou impedimento do meia, que estava adiantado, e anulou o gol do Tigre. O placar seguiu em 1 a 1 até os 39 minutos, quando o jovem Lucca recebeu um cruzamento de Baier e bateu cruzado, no canto direito de Rogério Ceni.

No segundo tempo, o Criciúma voltou sem alterações, tanto na equipe quanto na empolgação. Os donos da casa demonstraram superioridade, não deixaram o São Paulo jogar e seguraram a vantagem.

A pressão se intensificou nos últimos minutos, mas nem na bola parada o Tricolor Paulista conseguiu encostar no Tigre. Com um empate no jogo da volta, na próxima quinta-feira, 4, o Criciúma vai para a próxima fase da competição. A disputa está marcada para às 20h, no Morumbi, em São Paulo.

Continua depois da publicidade

FICHA TÉCNICA

CRICIÚMA (2)

Bruno; Luis Felipe, Alcides, Ronaldo Alves, Giovanni; Serginho, João Vitor, Wellington Bruno (Rafael Costa)e Paulo Baier (Michael); Silvinho (Maurinho) e Lucca

Técnico: Wilsão (interino)

SÃO PAULO (1)

Rogério Ceni; Paulo Miranda, Lucão, Edson Silva, Álvaro Pereira; Hudson, Souza, Maicon (Boschilia), Michel Bastos; Alexandre Pato e Ademilson (Ewandro)

Técnico: Muricy Ramalho

Gols: Silvinho, aos 15, Alexandre Pato, aos 27, e Lucca, aos 39 minutos do primeiro tempo.

Cartões amarelos: Lucca, Ronaldo Alves (C), Lucão, Hudson (S)

Arbitragem: Enrique Osses, auxiliado por Sergio Roman e Juan Maturana (trio do Chile)

Local: Estádio Heriberto Hülse

Público: 8.036

Renda: R$ 123.780,00