Deu a lógica e a maior goleada do Campeonato Catarinense 2013. O Criciúma aplicou 8 a 0 no Juventus, no início da noite desta quinta-feira, e o técnico Osvaldo Alvarez pode comemorar sua primeira vitória no comando do time do Sul.
Continua depois da publicidade
O resultado coloca o Tigre na terceira colocação do returno e quarto lugar na classificação geral, com o melhor ataque da competição, enquanto o Juventus caminha definitivamente rumo ao rebaixamento.
O Criciúma entrou em campo com uma camisa comemorativa para se despedir do ano dos festejos do aniversário de 65 anos – em maio completa 66 anos – e com algumas novidades na equipe como o lateral Sueliton e o volante Elton. Coube ao atacante Lins, único jogador presente nas campanhas de acesso a Série B e A, vestir a camisa com o numeral 65.
Primeiro tempo
Continua depois da publicidade
E foi Lins que comandou as ações ofensivas do Criciúma. Logo no primeiro minuto, o atacante recebeu passe de Sueliton e ameaçou o gol de Wanderson pela primeira vez. Recém contratado, Elton mostrou suas credenciais de segundo volante e deu passe para Marcel, que chutou com perigo aos cinco minutos.
O jogo virou ataque contra defesa e aos sete minutos, Wanderson defendeu chute forte de Lins. No minuto seguinte, o Juventus errou na saída de bola pelo lado esquerdo da defesa. Sueliton tocou para Lins que chutou rasteiro para abrir o placar e comemorar o gol mostrando a camisa número 65 para o torcedor.
E o gol não diminui em nada ao ímpeto do time tricolor. Com Elton na distribuição, o Criciúma criava uma chance atrás da outra. Aos 14, foi a vez do zagueiro Matheus Ferraz aparecer no ataque e acertar a trave de Wanderson.
Continua depois da publicidade
Em busca do seu primeiro gol, Marcel também teve uma boa chance aos 22, quando cabeceou sobre o travessão, após cobrança de escanteio de Ivo. Estava fácil demais e Amaral marcou o segundo gol após nova cobrança de escanteio de Ivo. O volante apareceu livre na pequena área e só completou para o gol.
O Juventus mal conseguia avançar para o ataque. Aos 25, Ivo arriscou de fora da área e acertou o ângulo para marcar o gol mais bonito da partida. Em seguida, o Tigre perdeu o atacante Fabinho, com um problema muscular. Ele foi substituído pelo meia João Vitor e o esquema com três atacante proposto pelo técnico Osvaldo Alvarez teve que ser desfeito.
Porém, a vantagem física e técnica do Criciúma era imensa e aos 33, após jogada de Sueliton pelo lado direito, Marcel tentou duas vezes diante de Wanderson, mas a bola sobrou para Lins balançar a rede pela segunda vez e marcar o quarto gol do Tigre.
Continua depois da publicidade
E as oportunidades não pararam de surgir. Marcel cobrou falta aos 36, sobre o travessão. Elton também experimentou de fora da área, aos 37, com perigo ao gol defendido por Wanderson.
Segundo tempo
O Criciúma voltou para o segundo tempo disposto a não diminuir o ritmo. A equipe de Jaraguá do Sul fez duas alterações, mas que pouco surtiram efeito. Logo a dois minutos, Marcel achou o caminho do gol após cruzamento pelo lado esquerdo. O atacante desviou de cabeça e marcou o quinto gol do Tigre.
Os jogadores seguiram à risca a determinação do técnico Osvaldo Alvarez e Ivo marcou o seu segundo gol na partida, o sexto do Tigre, aos oito minutos, após chute rasteiro de fora da área.
Continua depois da publicidade
Mas o Criciúma queria mais, e aos 11 minutos, Marlon cruzou pelo lado esquerdo e achou Amaral, que aproveitou a saída falsa do goleiro Wanderson, e cabeceou para o fundo da rede. Estava igualada a maior goleada do Estadual, até então, pertencente ao JEC diante do Guarani, no primeiro turno.
A superioridade do Criciúma era tamanha que o Juventus não esboçava reação e o goleiro Bruno se transformava em um mero espectador. Aos 16, Elton apareceu pelo lado esquerdo de ataque e chutou cruzado para Wanderson espalmar e a zaga afastar o perigo.
Aos 20, Marcel caiu na entrada da área e a bola sobrou para João Vitor, que acertou a trave. Aos 23, Giancarlo entrou em lugar de Marcel, na última substituição do técnico Vadão. Vaiado ao entrar no gramado, o atacante não aproveitou a primeira chance que teve, após cruzamento na área.
Continua depois da publicidade
Com as modificações, o Criciúma diminuiu o ritmo naturalmente e o Juventus conseguiu seu primeiro escanteio aos 32 minutos do segundo tempo. Só que, após a cobrança, o árbitro marcou falta de ataque do zagueiro Paganelli.
O Tigre voltou a atacar com Diego Renan, aos 34, que acertou um belo chute para defesa de Wanderson. No lance seguinte, Lins arriscou de fora da área, sem perigo para o goleiro do Juventus.
Mas para tudo ficar em paz, faltava o gol de Giancarlo, o goleador contestado pela torcida. E aos 44 minutos, o atacante teve a chance de cobrar um pênalti e não decepcionou. Estava estabelecida a maior goleada do Campeonato Catarinense 2013.
Continua depois da publicidade
Ficha Técnica
Criciúma: Bruno; Sueliton (Diego Renan), Matheus Ferraz, Fábio Ferreira e Marlon; Amaral, Elton e Ivo; Fabinho (João Vitor), Marcel (Giancarlo) e Lins. Técnico: Osvaldo Alvarez.
Juventus: Wanderson; Maicon, Paganelli, Thiago e Michel (Jeferson); Nego, Zé Vitor (Vina), Paulinho e Max; Romero (Elder) e Gledson. Técnico: Rafael Rocha
Gols: Lins, aos 8 e aos 33, Amaral aos 23 min e Ivo aos 25 do 1º tempo. Marcel aos 2, e Ivo aos 8, e Amaral, aos 11, e Giancarlo, aos 44 minutos do 2º tempo.
Continua depois da publicidade
Arbitragem: Bráulio da Silva Machado, auxiliado por Alex dos Santos e Fabiano Coelho da Silva.
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma.