O reajuste das tarifas de energia elétrica de diversas concessionárias do País e o aumento na taxa extra das bandeiras tarifárias, cobrada nas contas de luz quando há aumento no custo de produção de energia, já pesam no bolso do consumidor.
Continua depois da publicidade
Com a conta mais alta, muita gente precisa correr atrás de alternativas para gastar menos. Para ajudar o contribuinte a pelo menos evitar o impacto dos aumentos no orçamento do mês, “A Notícia” abre neste sábado a série “Seu bolso”, que vai trazer dicas simples, mas muito úteis, de como o consumidor pode economizar dinheiro em vários aspectos do seu cotidiano.
No caso da conta de luz, criatividade e consumo eficiente podem garantir uma economia de mais de 30% no valor final da fatura. Quem garante é o engenheiro eletricista e especialista em consumo e gestão de energia, Sérgio Canac.
– Todo mundo já sabe que é possível diminuir a conta comprando eletrodomésticos eficientes e com alternativas de consumo inteligente. O que nem todo mundo sabe é que mudar alguns hábitos simples também ajuda bastante. O mais certo é que a preocupação com energia venha já na hora de projetar ou reformar a casa – diz o engenheiro.
Canac explica que algumas casas já são projetadas para utilizar o máximo de luz natural, com paredes pintadas com cores claras e com melhor isolamento térmico, ventilação adequada e circuitos elétricos bem dimensionados. Mas quem mora em um imóvel que não se encaixa nessas características não pode se queixar.
Continua depois da publicidade
Hábitos simples, como ligar o ar-condicionado na potência máxima e esquecer equipamentos ligados ou na tomada, são os grandes vilões do alto consumo e fáceis de serem evitados.
– Em todo o país, 5% da energia produzida é gasta apenas com o uso de ar-condicionado. Somando o consumo de todos os equipamentos usados em residências, o percentual chega a 25% – conta Canac.
Construção civil como aliada
Em Joinville, o empresário Israel Welver, que projetou sua casa no ano passado, apostou nas soluções criativas para economizar na conta de energia elétrica. Nos cômodos do imóvel, o projeto incluiu janelas grandes e alguns tijolos de vidro em todos os cômodos, além de iluminação econômica e painéis solares no telhado.
– Demos um jeito de aproveitar ao máximo a luz natural. Só precisamos ascender as luzes aqui depois das 19 horas. Tivemos o cuidado de escolher lâmpadas econômicas e potentes para iluminar todo o ambiente com um foco de luz apenas – diz Welver.
Continua depois da publicidade
De acordo com o empresário, quem está em fase de construção ou reforma sabe que os custos são bem altos. Nesses casos, ter um alívio nas contas mensais ajuda bastante no equilíbrio financeiro no curto e médio prazos.