Desenhar aos quatro anos de idade pode ser um indicador de inteligência uma década depois, na pré-adolescência. Pesquisadores londrinos estudaram 7.752 pares de gêmeos idênticos e não-idênticos – um total de 15.504 crianças – e descobriram que a ligação entre desenho e inteligência é influenciada pelos genes.
Continua depois da publicidade
Artista se encontra com crianças para quem foi inspiração
Continua depois da publicidade
Os participantes de quatro anos foram convidadas por seus pais a desenhar uma criança. Cada figura foi avaliada com notas entre 0 e 12, dependendo da quantidade e presença correta de recursos – como cabeça, olhos, nariz, boca, orelhas, cabelo, corpo e braços. Um desenho com duas pernas, dois braços, corpo e cabeça, mas sem traços faciais, marcaria 4 pontos, por exemplo. As crianças também passaram por testes de inteligência verbal e não-verbal.
Como cuidar da higiene bucal das crianças
Os pesquisadores descobriram que as pontuações mais altas no teste do desenho foram associados com maior pontuação de inteligência aos quatro e aos 14 anos.
Equitação ajuda no equilíbrio, na força e na coordenação motora de crianças
– A relação é moderada, por isso os nossos resultados são interessantes. Mas isso não significa que os pais devem se preocupar se seu filho desenha mal. Só a capacidade de desenhar não determina a inteligência: há inúmeros fatores, genéticos e ambientais, que afetam a inteligência na vida adulta .
Continua depois da publicidade