Quatro crianças internadas no Hospital Infantil Joana de Gusmão em Florianópolis podem estar infectadas com uma bactéria. A unidade responsável investiga se a bactéria é perigosa, resistente a mais de uma medicação.
Continua depois da publicidade
Neste caso, como última medida, o setor onde estão as crianças pode ser interditado. A direção do hospital disse desconhecer a situação.
De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde do município, Leandro Pereira Garcia a bactéria investigada é a Acinetobacter. Ele não soube informar o setor ou setores do hospital onde as quatro crianças suspeitas de estarem infectadas estão internadas.
Segundo Garcia, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Infantil investiga se a bactéria é multi-resistente, ou seja, resistente a mais de um remédio.
Continua depois da publicidade
– Se for, significa que é mais perigosa porque é mais difícil de tratar – observou Garcia.
Ele disse que, se for constatado a possibilidade de transmissão, uma das medidas pode ser a interdição do setor que abriga as quatro crianças.
Conforme o diretor da Vigilância, a comissão se reúne novamente nesta quinta-feira de manhã. Garcia informou que todas as ações sobre o caso são tomadas pela comissão do hospital, que trabalha em parceria com a Vigilância e é treinada para controlar infecções.
Continua depois da publicidade
O diretor do Hospital Infantil, Roberto Souza Morais disse desconhecer qualquer infecção por bactéria na unidade.
As únicas informações repassadas por ele são que crianças foram transferidas da UTI do hospital, quando esta entrou em obras, para outro setor da unidade.
Disse que houve adaptação desse setor para receber uma UTI e que a Vigilância indicou adequações estruturais como uma porta para vedar melhor o local. No retorno da Vigilância, apenas uma adequação, a colocação de uma placa, ainda estava pendente, disse Morais.
Continua depois da publicidade
Há cerca de 20 dias, duas crianças internadas no setor de oncologia foram levadas para a UTI com diarréia e vômito. Na ocasião, foram identificados fungos.