Jovens de seis a 18 anos de Florianópolis terão acesso ao Caminhão da Oftalmologia no próximo sábado, 26. O consultório itinerante, uma parceria entre a Prefeitura, o Hospital Universitário e a Sociedade Catarinense de Oftalmologia, vai atender inicialmente cerca de 400 pacientes por mês, já selecionados pelos Programas Saúde na Escola e Educação de Jovens e Adultos.

Continua depois da publicidade

Atualmente, existem em torno de 1,4 mil jovens à espera de consultas oftalmológicas somente em Florianópolis, o que significa pelo menos um ano de tempo de espera na fila.

– Com esta ação, deveremos regularizar a demanda ainda neste ano – aposta o secretário de Saúde, Daniel Moutinho Junior.

Pelo projeto que está sendo desenvolvido, serão atendidas 100 crianças de escolas públicas de Florianópolis, a cada sábado. Elas passarão por consulta com oftalmologista e já sairão do Caminhão da Oftalmologia com os óculos, no mesmo dia.

Continua depois da publicidade

Com a ação, a prestação de serviços de oftalmologia para essa faixa etária deixará de ter custos para o município, que não terá mais de contratualizar clínicas para esse atendimento. Os óculos e os profissionais serão disponibilizados pelo Hospital Universitário.

Acompanhe as últimas notícias da Grande Florianópolis

Triagem

A triagem dos pacientes será feita pelas equipes do Programa Saúde na Escola e o agendamento para o Caminhão da Oftalmologia nos centros de saúde de Florianópolis. Após zerar a demanda da Capital, o caminhão atenderá também a crianças dos outros municípios da Grande Florianópolis e posteriormente de outras regiões do Estado.

O projeto

O consultório itinerante é instituído pelo Ministério da Saúde. São veículos adaptados e equipados para o desenvolvimento de ações educativas e de atenção à saúde oftalmológica, contendo consultório para atendimento especializado e laboratório de montagem de óculos.

Continua depois da publicidade